HIPOTIREOIDISMO CANINO

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, CÃES, DOENÇAS.

O hipotireoidismo se caracteriza pela produção ineficiente dos hormônios tireoideanos pela glândula tireoide, com consequente diminuição da atividade metabólica do organismo animal. Pode ser primário, secundário, terciário, entre outras classificações, conforme o local de instalação da afecção. O primário é a forma mais comum (95% dos casos) e resulta de alteração dentro da glândula tireoide, geralmente com destruição da mesma. A maioria dos casos de hipotireoidismo canino adquirido é primário devido à tireoidite linfocítica, e à medida que ela progride o parênquima é destruído e substituído por tecido conjuntivo fibroso. Os fatores que desencadeiam a tireoidite linfocítica e seu desenvolvimento são pouco compreendidos, mas causas genéticas indubitavelmente desempenham um papel importante.

O hipotireoidismo secundário (hipofisário) é causado por uma diminuição na secreção de tireotropina, o hormônio tireoide-estimulante (TSH), ocorrendo em menos de 5% dos casos. Pode também ocorrer devido à destruição da glândula, como por exemplo neoplasia, que é rara, ou à supressão da função tireotrópica por hormônios ou drogas (por exemplo, glicocorticoides, que é comum).

O hipotireoidismo terciário ocorre devido à deficiência na secreção do hormônio liberador de tireotropina (TRH) por neurônios do hipotálamo. A ausência da secreção de TRH pode ocasionar deficiência na secreção de TSH e atrofia folicular secundária na tireoide.

O Hipotireoidismo Congênito caracterizado por defeitos congênitos na hormoniogênese já foi relatado em cães, mas é raro. As causas comprovadas incluem ingestão dietética deficitária de iodo, disormoniogênese (defeito na organificação do iodo) e disgenesia tireoideana.

Menos comumente, a neoplasia tireoideana bilateral ou a invasão da tireoide por neoplasia metastática pode resultar em hipotireoidismo. Como o hipotireoidismo não ocorre até que no mínimo 75% do parênquima tenha sido destruído, a maioria dos cães com neoplasia de tireóide é eutireóideo (sem alterações clínicas). A tireoidite linfocítica foi identificada como fator de risco para neoplasia tireoideana.

A maioria dos tumores da tireoide canina resulta em hipotireoidismo e não hipertireoidismo. Em um estudo de 92 cães com tumores na tireoide, seis foram diagnosticados com hipertireoidismo, 37 foi com hipotireoidismo e os demais apresentaram funcionamento normal da tireoide. Estes casos evidenciam a importância de se conhecer a causa do hipotireoidismo, pois a terapia e o prognóstico dependem do diagnóstico e do tratamento apropriados do tumor e muitos deles são malignos. Entre as neoplasias diagnosticadas na glândula tireoide dos caninos os carcinomas predominam, variando de 51 a 100%.

Em um estudo recente, a média de idade no diagnóstico foi de 7,2 anos, com variação de 0,5 a 15 anos. As raças predispostas incluem: Golden Retriever, Doberman, Pinscher, Dachshund, Setter Irlandês, Schnauzer Miniatura, Pastor de Shetland, Cocker Spaniel e Lulu da Pomerânia. Já os cães da raça Pastor Alemão e sem raça definida são considerados de baixo risco para desenvolver a doença. Além das diversas raças mencionadas o Dogue Alemão, Poodle e Boxer apresentam as taxas mais elevadas para desenvolverem a doença. Não existe predileção sexual. As fêmeas e os machos castrados apresentam maior risco do que animais sexualmente intactos.

Os sinais clínicos são vagos e podem afetar muitos sistemas do organismo. Ocorrem durante idade intermediária (dois a seis anos), e tendem a se manifestar em uma idade precoce nas raças mais predispostas. Além de serem bastante variados, dependem, em parte, da idade do canino na ocasião em que uma deficiência no hormônio da tireoide se desenvolve e podem também diferir entre as raças. Fraqueza ou letargia ocorre em 20%, obesidade ocorre em 41% e modificações dermatológicas em 60%. As alterações na pele e na pelagem são as anormalidades mais comumente observadas. Os sinais cutâneos clássicos incluem alopecia de tronco bilateral simétrica, não-pruriginosa, que tende a se difundir para a cabeça e extremidades. A alopecia pode ser localizada ou generalizada, pode envolver apenas a cauda (cauda de rato) e geralmente inicia-se nos locais de maior fricção. A seborreia e a piodermite também são alterações comuns, podendo ser focais, multifocais ou generalizadas.

Em relação aos sinais neuromusculares detecta-se convulsões, ataxia e deambulação em círculos. Estes sinais estão geralmente presentes associados a sinais vestibulares (por exemplo, inclinação da cabeça, estrabismo vestibular posicional) ou paralisia de nervo facial. Entre as neuropatias periféricas, pode ocorrer paralisia de nervo facial e fraqueza dos membros pélvicos. A atrofia muscular também pode ser evidente, embora a mialgia não seja comum.

O hipotireoidismo em filhotes é denominado cretinismo. O crescimento retardado e o desenvolvimento mental prejudicado são os sinais clínicos. Os cães com cretinismo têm tamanho corpóreo desproporcional, com cabeças grandes e largas, línguas protraídas e espessas, e membros curtos. Os filhotes acometidos frequentemente são os maiores da ninhada, mas começam a estacionar seu crescimento em relação a seus irmãos dentro de 3 a 8 semanas. É provável que muitos filhotes gravemente acometidos morram nas primeiras semanas de vida.

O prognóstico para caninos com hipotireoidismo depende da causa subjacente. A expectativa de vida de um canino adulto com hipotireoidismo primário, submetido a adequado tratamento deve ser normal. A maioria das manifestações clínicas será resolvida como resposta à suplementação com hormônio da tireoide. O prognóstico para filhotes é reservado e depende da gravidade das anormalidades esqueléticas e articulares no momento em que o tratamento é iniciado. O prognóstico para os caninos com hipotireoidismo secundário causado por malformação ou destruição da glândula hipofisária é reservado. O prognóstico no coma mixedematoso depende da identificação precoce. Em casos de tratamento cirúrgico para adenomas na glândula tireoide, o prognóstico é excelente, porém somente 12 a 37% dos tumores são adenomas, a maioria são adenocarcinomas. O prognóstico de adenocarcinomas da tireoide é ruim e o período de sobrevida após intervenção cirúrgica é de um a três anos.

* Fonte: Hipotireoidismo Canino − Revisão (2011), de Ana Paula Sarraff Lopes e Francisco Pizzolato Montanha.

* Foto: Cachorroverde.com.br.

Compartilhe