EUFORIA DO TRIGO − 3

Postado por e arquivado em ARTIGOS.

TEXTO: JORNAL FOLHA DE PATOS (1943)

O Campo de Sementes da Cascata, nestes tempos de junho, numa manhã de sol indeciso, com os seus trigais ainda meio adormecidos, e despertando com a caricia das primeiras brisas, oferece a quem o percorre com olhos de leigo a sensação de um poema romantico onde a alma enamorada cantasse endeixas à natureza.

Por aqui, um trigal maduro, espigas de oiro velho; por ali, está ele verde como esperança esmaecida; acolá, a mata de esmeralda, as pastagens em flor, as bananeiras tremulas de frio, ou a neblina serpeando na curva graciosa do vale tudo orquestrando em loas a “terra dos 16 verdes” na minuciosa observação do dr. Luiz Amaral.

Para quem o percorre com olhos de tecnico, na ancia de ver alguma cousa de novo, aqui no coração do Brasil, encontra a demonstração prática e concludente do quanto pode um homem dedicado a uma grande ideia.

Está lá o trigal que o dr. Moacir Viana de Novais plantou, como o faz, há varios anos, com uma variedade perfeitamente aclimatada, imune às doenças, de espigas longas e fartas, com um indice de produção por hectare superior aos mais famosos da Europa ou da Argentina, de grão claro, pesado e suculento¹.

Está lá, uma obra de genetica, que não recomenda tão somente a quem a executou, mas a quem a ordenou e amparou.

Se o dr. Moacir Viana escreve na terra poenta e fecunda de Patos o seu nome na história da agricultura brasileira, o dr. Benedito Valadares, o governante que a ampara, realiza a maior obra de seu governo, aquela que acima de todos o fará benemerito e digno do povo de Minas.

Obra sem grande ressonancia, mas que alastrando-se devagar pelos vales do planalto, terá repercussão de enorme alcance social.

Resolveu o governo mineiro, tecnicamente, o problema do trigo no Brasil. Esta gloria é sua, e poderá mostrá-la ao país.

Compete, agora, ao agricultor resolve-lo praticamente, lançando a semente à terra².

A Cia. Moinhos Minas Gerais, a cuja frente se encontra a figura dinâmica do dr. Luiz Amaral, propõe-se enfrenta-lo, plantando, este ano, vastas areas, nas imediações da cidade³.

Ao lado das plantações que a Moinho fará, devem surgir outros trigais, e quando eles cobrirem os vales mudar-se-á fisionomia da civilização brasileira, a nossa terra será chamada então berço de uma nova era.

* 1: Leia “Moacir Viana de Novaes – Da Pesquisa e do Centeio Branco, Uma História de Amor”, “Ata da Colheita de Trigo Realizada no Campo de Sementes de Patos em 06/09/1941” e “Euforia do Trigo – 1 e 2”.

* 2: Leia “Resistência à Cia. Moinhos Minas Gerais”.

* 3: Leia “Companhia Moinhos Minas Gerais S/A”, “A Vinda da Cia. Moinhos Minas Gerais S/A”, “A Queda da Cia. Moinhos Minas Gerais S/A”, “Resistência “Ascenção e Queda da Triticultura”.

* Fonte: Texto publicado com o título “Nova Era” na edição de 13 de junho de 1943 do jornal Folha de Patos, do arquivo da Fundação Casa da Cultura do Milho, via Marialda Coury.

* Foto: Trechos do texto original.

Compartilhe