SANHAÇO

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, PÁSSAROS.

O Sanhaço pertence ao gênero Thraupis. Com nome científico de Tangara sayaca, que significa “Pássaro dançarino sayacu”, é muito inteligente e costuma entoar belas melodias. Independente da subespécie, atinge um tamanho de até 20 centímetros e pode chegar a pesar até 43 gramas. Em geral, os pássaros adultos dessa espécie possuem a cor azul. No entanto, a espécie de coloração cinza também é muito conhecida. Há ainda o sanhaço verde ou sanhaço do coqueiro, sanhaço frade, sanhaço de fogo, sanhaço caboclo ou sanhaço bandeira.

O tradicional apresenta uma fina faixa pós-ocular na cor cinza escuro, mas nem sempre é possível visualizá-la, já que é discreta. Os olhos são escuros e o bico transita entre um tom de cinza escuro ou preto, possuindo a ponta levemente mais clara que o restante dele, provavelmente por questões genéticas. Quando jovem, apresenta uma coloração semelhante de quanto chega à fase adulta, apresenta apenas algumas colorações que puxam para o verde ou o deixam um tanto quanto pálido. Entretanto, os filhotes são completamente cinzas e possuem comissura labial cor-de-rosa.

É muito comum encontrá-lo se alimentando de frutas maduras, principalmente aquelas que caem ao solo e com gosto mais adocicado. Outros alimentos também o agradam, como folhas em geral e flores de eucalipto, e quando não encontram as frutas que gostam, apelam aos insetos como o siriri, uma espécie de cupim, em sua forma alada.

O canto é entoado de forma alegre e aguda. A fêmea pode alterar o canto e torná-lo mais pausado e com vocalizações menores sempre que deseja chamar o macho. De qualquer forma, é um pássaro que caso seja criado em cativeiro, pode aprender novas melodias e seguir cantando.

A reprodução costuma acontecer durante a primavera e verão. A incubação ocorre de 13 a 15 dias. A fêmea bota de 2 a 3 ovos e o casal divide os cuidados dos filhotes, que são cuidados por aproximadamente 20 dias e mesmo depois de mais velhos continuam vivendo em família. O ninho é construído pelo casal. Ele é feito com raízes, musgos, líquens, fibras vegetais e pelos de animais. Além disso, eles tomam cuidado para esconderem o ninho em meio à vegetação densa. O macho possui um bico maior e mais escuro. Já com relação ao tamanho, a fêmea é maior e possui uma coloração mais clara.

A criação se torna uma dificuldade para muitas pessoas, pois, por mais alegre e inteligente que seja, não é nada amigável para com os seres humanos e se torna muito agressivo com suas presas ou quando se sente ameaçado. Se ainda assim decidir criá-lo em cativeiro, é preciso disponibilizar uma grande quantidade de espaço para que ele não se fique entediado e não se sinta triste. Além disso, o espaço faz com que ele se sinta bem e saudável. A melhor opção é sempre tentar ao máximo reproduzir o seu ambiente natural. É muito importante que o local em que ele será criado seja coberto com vegetação, que tenha um comedouro suspenso de madeira e que a água seja limpa e fresca, que deve ser trocada várias vezes ao dia, já que é um pássaro que exige água e comida fresca. Uma banheira também é essencial para que ele possa se banhar sempre que sentir necessidade.

* Fontes: Agro20.com.br e portaldosanimais.com.br.

* Foto: Passarosexoticos.net.

Compartilhe