FILHOS CARIDOSOS

Postado por e arquivado em CANTINHO LITERÁRIO DO EITEL.

Áureos tempos do Patos Social Clube e seus carnavais musicados pela banda do Antônio do Prego. Áureos tempos em que noites de esplendorosos bailes reunia gente boa demais da conta. Num desses, três damas da alta sociedade que não tinham a mínima ideia da serventia daquelas cestas de lixo nos passeios do Centro, entraram num assunto sobre as qualidades excepcionais dos filhos já formados. A que estava com três quilos de maquiagem foi categórica sobre o seu primogênito, agora médico:

– O Juninho só tem cinco anos de formado e já trabalha em três clínicas e um hospital e ainda é requisitado diariamente pelos outros três hospitais. Meninas, ele está ganhando muito dinheiro, está investindo em lotes e até presentou um amigo necessitado com uma bicicleta motorizada.

A de cabelo repleto de laquê mais parecendo um elmo dos antigos guerreiros medievais, mandou:

– O meu, ora, um dos dentistas mais requisitados de Patos de Minas, só seis anos de formado, hoje, se não o melhor, com um dos mais completos consultórios da Cidade, vai cuidando das melhores bocas daqui. Que beleza, e, coincidência, presenteou um amigo com uma televisão Sony moderníssima.

A terceira, sexagenária como as outras, mas envolta numa vestimenta de cocotinha da década de 1970, não perdeu tempo em glorificar a sua cria:

– Pois é, né, meu rebento advogado também só tem seis anos de formado e já defende causas dos mais influentes patenses. Já está construindo uma mansão no Bairro Copacabana e, nossa, que coincidência, também presenteou um amigo com o último lançamento do videogame Nintendo.

E assim, as amigas foram longe em loas aos filhos, tão caridosos com amigos necessitados. Nisso, passou pela mesa das três uma garçonete que era querida por elas. Percebendo um semblante triste na mulher, uma delas perguntou:

– Que foi, por que essa cara de tristeza?

– É que ando muito preocupada com meu filho, acho que ele está envolvido em algum rolo. Esquisito, com 20 anos e até hoje não arrumou uma única namorada. Ele trabalha como vendedor numa sapataria, ganha pouco, e de uns tempos para cá trouxe pra casa uma bicicleta motorizada, uma TV e um videogame, tudo caríssimo. Como ele poderia ter comprado isso tudo?

Dito isso a mulher se retirou e a três amigas se entreolharam demoradamente. E não tocaram mais no assunto filhos.

* Texto: Eitel Teixeira Dannemann.

* Foto: Montagem de Eitel Teixeira Dannemann sobre foto publicada em 06/06/2014 com o título “Antiga Rodoviária no Final da Década de 1970 − 1”.

Compartilhe