INAUGURADO O “INSTITUTO PATENSE” DO DR. JACQUES DIAS MACIEL

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

Jacques Dias Maciel¹, filho de Jerônimo Dias Maciel e Etelvina Maciel, após formado em Advocacia, foi Promotor de Justiça aqui em 1906. Nesse mesmo ano, transferiu-se para Leopoldina² por lá ficando até 1911, quando retornou a Patos sem ainda o “de Minas”. Em terras patenses, a História conta que ele fundou duas escolas. Oliveira Mello informa: Por volta de 1910, o Dr. Jaques Dias Maciel fundou um estabelecimento de ensino de grau médio que teve pouca duração e se transformou no “Aprendizado Agrícola de Patos”. Geraldo Fonseca informa: Em 1906 o Dr. Jacques Dias Maciel tinha a ideia de fundar um estabelecimento agrícola de ensino. Não chegou a realizar a ideia. Voltando a Patos em 1911, funda o Aprendizado Agrícola de Patos. Numa visita do Dr. Jacques ao jornal O Commercio em março de 1911, somos informados que ele tinha duas escolas³. Em julho de 1911, é anunciado o Instituto Patense4. E em outubro, eis esse comunicado da inauguração do Instituto Patense. E agora, José?

Inaugurou-se, quinta-feira passada, na Fazenda do Limoeiro, suburbio d’esta Cidade, o “Instituto Patense”, estabelecimento de ensino que vem de prehencher uma enorme lacuna em nosso meio.

Ao acto, que foi presidido pelo Sr. Alceu de Souza Novaes, illustre inspector religional do ensino, compareceram quasi todas as auctoridades e representantes de diversas classes sociaes.

Usaram da palavra os Srs. Dr. Jacques Maciel, digno Director do “Instituto”, Dr. Euphrasio Rodrigues e Alceu de Novaes.

Finda a solennidade, depois de lavrada e assignada a acta da inauguração, foi servido aos convidados um profuso copo de cerveja, e o Sr. Professor Modesto Ribeiro tirou diversas photographias.

O predio em que funcciona o “Instituto” é vasto e arejado, presidindo em tudo rigoroso asseio e bôa ordem, apezar de ainda não estarem prontas todas as accommodações.

Foi optima a nossa impressão.

Deixamos, portanto, nestas linhas, que a escassez do espaço nos obriga a resumir, consignado todo o nosso applauso ao Dr. Jacques, fazendo votos aos Céos para que o seu grande e nobre emprehendimento seja coroado do mais feliz exito, e agradecendo-lhe pelo honroso convite com que nos distinguiu e pelas attenções com que nos cercou.

* 1: Leia “Jacques Dias Maciel”.

* 2: Leia “Jacques Dias Maciel em Leopoldina” e “Jacques Dias Maciel Visita Patos”.

* 3: Leia “Jacques Dias Maciel Visita O Commercio − 1911”.

* 4: Leia “Anunciado o Instituto Patense do Dr. Jacques Dias Maciel”, “Jornal de Paracatu Elogia a Criação do Instituto Patense do Dr. Jacques Dias Maciel”, “Instituto Patense − 1911”, “Ata de Instalação do Instituto Patense”.

* Texto: Eitel Teixeira Dannemann.

* Fonte do comunicado: Texto publicado com o título “Instituto Patense” na edição de 15 de outubro de 1911 do jornal O Commercio, do arquivo da Hemeroteca Digital do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, via Altamir Fernandes.

* Foto: Dois primeiros parágrafos do texto original.

Compartilhe