INSTITUTO PATENSE − 1911

Postado por e arquivado em ANÚNCIOS, COMÉRCIO.

Jacques Dias Maciel¹, filho de Jerônimo Dias Maciel e Etelvina Maciel, após formado em Advocacia, foi Promotor de Justiça aqui em 1906. Nesse mesmo ano, transferiu-se para Leopoldina² por lá ficando até 1911, quando retornou a Patos sem ainda o “de Minas”. Em terras patenses, a História conta que ele fundou duas escolas. Oliveira Mello informa: Por volta de 1910, o Dr. Jaques Dias Maciel fundou um estabelecimento de ensino de grau médio que teve pouca duração e se transformou no “Aprendizado Agrícola de Patos”. Geraldo Fonseca informa: Em 1906 o Dr. Jacques Dias Maciel tinha a ideia de fundar um estabelecimento agrícola de ensino. Não chegou a realizar a ideia. Voltando a Patos em 1911, funda o Aprendizado Agrícola de Patos. Numa visita do Dr. Jacques ao jornal O Commercio em março de 1911, somos informados que ele tinha duas escolas³. E eis esse anúncio de agosto do mesmo ano sobre a inauguração do Instituto Patense4. E agora, José?

* 1: Leia “Jacques Dias Maciel”.

* 2: Leia “Jacques Dias Maciel em Leopoldina” e “Jacques Dias Maciel Visita Patos”.

* 3: Leia “Jacques Dias Maciel Visita O Commercio − 1911”.

* 4: “Anunciado o Instituto Patense do Dr. Jacques Dias Maciel”, “Jornal de Paracatu Elogia a Criação do Instituto Patense do Dr. Jacques Dias Maciel”, “Ata de Instalação do Instituto Patense”,  “Inaugurado o Instituto Patense do Dr. Jacques Dias Maciel”.

* Texto: Eitel Teixeira Dannemann.

* Foto: Anúncio publicado na edição de 13 de agosto de 1911 do jornal O Commercio, do arquivo da Hemeroteca Digital do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, via Altamir Fernandes.

Compartilhe