JACQUES DIAS MACIEL VISITA PATOS

Postado por e arquivado em PESSOAS.

Filho do casal Jerônimo Dias Maciel e Etelvina Maciel, nasceu Jacques Dias Maciel¹ na então Vila de Santo Antônio dos Patos em 14 de junho de 1883. Concluiu o curso primário em nosso município e em seguida foi enviado para a cidade mineira de Barbacena para cursar o ensino médio no então famoso Ginásio Mineiro, onde se distinguiu como aluno brilhante e dedicado. Logo após, começou o curso de Direito da Faculdade de Direito de Belo Horizonte, atualmente Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Posteriormente à conclusão do bacharelado retornou à terra natal ocupando em 1906 o cargo de Promotor de Justiça. Neste mesmo ano transferiu-se para a cidade de Leopoldina¹, exercendo, além da Promotoria para a qual fora nomeado, a direção do ginásio local e o magistério do referido estabelecimento de ensino. Com o título “Dr. Jacques Maciel”, a edição de 28 de julho de 1907 do jornal O Trabalho noticiou uma visita do patense à sua terra natal:

Em visita a sua Exma.ª Familia e aos seus numerosos parentes e amigos, chegou a esta cidade, no dia 13 do corrente, vindo da cidade de Leopoldina, onde com grande brilho occupa o logar de Promotor publico, o distinctissimo amigo, cujo nome encima estas linhas.

S.S., é pena, pouco se demorará entre nós; os seus numerosos affazeres de Promotoria e lente da Escola Normal e Gymnasio de Leopoldina reclamam a sua presença, como uma das mais privilegiadas intelligencias e cultivo, o que muito enaltece a sua Exma.ª e aos seus patricios de Patos, nessa exhuberante magnitude de seiva prodigiosa, realçada pelo mais promissor rebento da nossa geração de Patos.

“O Trabalho” que lhe sabe ser grato por muitos titulos de amizade e veneração ao seu grande talento, na pallidez dessa curta noticia, envia-lhe o seu cartão de visita, abraçando-o affectuosamente.

* 1: Leia “Jacques Dias Maciel”.

* 2: Leia “Jacques Dias Maciel em Leopoldina”.

* Fontes: Newton Ferreira da Silva Maciel e jornal O Trabalho, do arquivo da Hemeroteca Digital do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, via Altamir Fernandes.

* Foto: Arquivo de Newton Ferreira da Silva Maciel.

Compartilhe