JORNAL DE PARACATU ELOGIA A CRIAÇÃO DO “INSTITUTO PATENSE” DO DR. JACQUES DIAS MACIEL

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

Como diz respeito ao progresso e engrandecimento de nossa querida Patos, abrimos praseirosamente espaço em nossas columnas, para transcrever da “Folha do Povo”, de Paracatú, as judiciosas palavras seguintes, sobre o “Instituto Patense”, estabelecimento que, por certo, contribuirá muitissimo para a elevação de nossa Cidade ao nivel das mais cultas: −

“Sob a immediata direcção do dr. Jacques Dias Maciel abre-se a 15 de Setembro proximo, na visinha cidade de Patos, o Instituto Patense¹ que, alèm do internato e curso agricola, em confortavel predio nos suburbios da cidade, tem ainda o externato e jardim da infancia, á cargo de experimentada e intelligente professora.

E’ segura garantia do novo instituto, que vem prestar incontestavel beneficio a esta longinqua zona do sertão mineiro, o nome do seu director, profundo conhecedor dos mais modernos e aperfeiçoados processos de ensino e principalmente um apaixonado pela educação pratica e util, orientada com o criterio elevado de transformar naturalmente a criança em um factor intelligente e proveitoso na engrenagem social.

No gymnasio de Leopoldina, então equiparado ao gymnasio nacional e às escolas normaes, acreditado estabelecimento de educação, deixou o dr. Jacques, dirigindo-o por 3 annos, inapagaveis traços de sua operosidade e competencia².

Com a mais absoluta confiança podem os paes de familia entregar-lhe a educação de seus filhos, que voltarão confirmando o merecido conceito que aqui fica registrado”.

* 1: Leia “Jacques Dias Maciel”, “Anunciado o Instituto Patense do Dr. Jacques Dias Maciel” e “Instituto Patense − 1911”.

* 2: Leia “Jacques Dias Maciel em Leopoldina”, “Jacques Dias Maciel Visita Patos”, “Anunciado o Instituto Patense do Dr. Jacques Dias Maciel”,  “Instituto Patense − 1911”, “Ata de Instalação do Instituto Patense”, “Inaugurado o Instituto Patense do Dr. Jacques Dias Maciel”.

* Fonte: Texto publicado com o título “Instituto Patense” na edição de 03 de setembro de 1911 do jornal O Commercio, do arquivo da Hemeroteca Digital do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, via Altamir Fernandes.

* Foto: Primeiro parágrafo do texto original.

Compartilhe