DESVIGILÂNCIA SANITÁRIA

Postado por e arquivado em CANTINHO LITERÁRIO DO EITEL.

A conversa seguia descontraída à beira da piscina do PTC. Delongas e mais delongas sobre o empate da URT em zero a zero com o Cruzeiro na estreia no Campeonato Mineiro de 2016, e no Mineirão¹. Outros diziam que ia ser mole o Mamoré subir, principalmente depois da vitória de um a zero sobre o Trovão Azul no amistoso da semana passada². Falava-se e discutia-se de tudo um pouco, até da porqueira que está o país e de um morador do Bairro Ipanema que caiu com seu Uninho num dos infindáveis buracos nas ruas há dois dias e estão perdidos até hoje³. E assim as opiniões fluíam ao sabor das vertentes psicotécnicasculturaisestomacais. Foi quando o Adalto Coivara, assim por causa de sua cabeleira parecendo galharia e troncos derrubados pelas cheias que descem os rios, chegou e foi logo inquirindo:

– Sabe a última da Vigilância Sanitária?

Como ninguém sabia, o Coivara tratou de explicar soltando os seus tradicionalíssimos perdigotos:

– Gente do céu, vocês são muito mal informados, a Vigilância está de cerco fechado nos supermercados e coisas do tipo para proibir a venda de medicamentos. Muito do engraçado, né, pois as farmácias podem vender alimentos tranquilamente e…

– Mas Coivara, o que nós temos com isso?

– Pelamordedeus, vê se entende, por que farmácia pode vender sorvete e sorveteria não pode vender remédio?

Eis que um da turma compreendeu o Coivara:

– É esquisito mesmo, pois a Vigilância proibiu os ventiladores com vapor do Restaurante Popular alegando risco de contaminação dos alimentos e… ora bolas, permite esses churrasquinhos nos passeios temperados com poeira de rua e seus elementos indigestos.

E o Coivara não aquietava:

– Pois é, fecharam o buteco do Seu Pedroso lá no Bairro Jardim Aquarius porque pegaram ele fumando enquanto preparava os tira-gostos. E quanto aos comércios da Cidade que vendem queijos descobertos e os ditos cujos ficam, na calada da noite, expostos aos mais estranhos visitantes?

– Que estranhos visitantes, ô Adauto Coivara, deixa de ser burricido!

– Eu, burricido? Olha quem tá falando, burricido é você que guarda chiclete mastigado na geladeira para mastigar no outro dia.

– Ô danura, e o que é que a Vigilância tem a ver com meus chicletes mastigados que eu guardo na geladeira, ô criatura?

– Tudo a ver, pois você contamina a geladeira com a sua baba bovina, mas o chiclete babujado e a geladeira contaminada são de sua propriedade e eu não estou nem aí. Mas o que tem de padaria espalhada pela Cidade repleta de moscas é de danar, cara, impressionante, e além do mais você, por um acaso, já entrou numa das cozinhas dos nossos restaurantes e lanchonetes, por mais chiques que sejam? Vai lá e…

– Ô Coivara, tem dó, para com isso, é assim mesmo. Burricido é você que ainda não entendeu a nossa natural desvigilância sanitária. Sacou?

O Coivara sacou, pois rodou nos calcanhares e se mandou. E a turma então, mais sossegada, continuou no bate-papo enfronhada em assuntos nada vigilanciais.

* 1: Foi uma das melhores campanhas da URT em Campeonatos Mineiros. Na primeira fase em turno único terminou em 3.º lugar, atrás de Cruzeiro e Atlético e à frente do América, com 5 vitórias, 4 empates e 2 derrotas em 11 jogos. Nas Semifinais enfrentou o Galo em dois jogos. Aqui empatou em 2 x 2 e no jogo de volta em BH perdeu de 2 x 0. Por essa campanha, disputou o Campeonato Brasileiro da Série D. Leia “Mamoré e URT Nos Campeonatos Brasileiros”. A título de curiosidade, América e Cruzeiro disputaram a outra semifinal: 2 x 0 para o América no 1.º jogo e 0 x 0 no 2.º. Na final entre América e Atlético, vitória do América no 1.º jogo por 2 x 1 e empate de 1 x 1 no 2.º. América Campeão Mineiro de 2016 após 15 anos de jejum.

* 2: Nesse amistoso disputado no sábado de 23/01/2016 no Estádio Bernardo Rubinger de Queiroz, o Mamoré venceu a URT por 1 a 0, gol marcado pelo atacante Kennedy. Infelizmente o glorioso Mamoré não subiu e continuou no Módulo II. Quem subiu para o Módulo I foram Democrata de Governador Valadares e América de Teófilo Otoni. Surreal essa categorização da Federação Mineira de Futebol. Em todos os Estados os times estão enquadrados em suas respetivas Divisões: 1.ª, 2.ª e 3.ª. Aqui nas Minas Gerais, a 1.ª Divisão é denominada Módulo I. A 2.º Divisão é denominada Módulo II. E agora, pasmem, aqui nas Minas Gerais a 3.ª Divisão é denominada 2.ª Divisão.

* 3: Dizem, não há comprovação oficial, que o dito motorista foi encontrado boiando nas águas da Lagoa Grande e que o Uninho foi encontrado atolado na Lagoa do Patão.

* Texto: Eitel Teixeira Dannemann.

* Foto: Montagem de Eitel Teixeira Dannemann sobre foto publicada em 06/06/2014 com o título “Antiga Rodoviária no Final da Década de 1970 − 1”.

Compartilhe