Depois que a Praça Manoel Gonçalves de Lima¹ foi urbanizada, três amigas pegaram o gosto de, às tardinhas, levar seus pupilos para queimar energia e entre elas colocar os assuntos em dia, principalmente sobre a História de Patos de Minas, pois eram apreciadoras do EFECADEPATOS. É o tal de trocar ideias, isso porque as três tinham muitas ideias repetidas. Certa vez uma delas resolveu comentar sobre uma revolta acontecida na Bahia:
– Ontem aprendi um fato muito interessante da História do Brasil, mais um dos muitos que estou estudando, uma revolta que aconteceu em…
– Uai, amiga, resolveu agora estudar a História do Brasil? Não me diga que deixou de lado o EFECADEPATOS?
– De maneira alguma, amiga, todo dia estou ligadinha no EFECADEPATOS, como vocês duas. É que a gente também precisa conhecer a História do Brasil, por isso ando pesquisando muito e essa revolta é só uma das inúmeras que ocorreram em nosso país nos idos tempos.
– Concordo contigo. Apesar de estarmos aprendendo muito sobre a nossa História no EFECADEPATOS, precisamos expandir nosso conhecimento sobre o geral. Mas antes me diga quem foi o Formiguinha² aqui?
– Pelamordedeus, o que é que um filhote de formiga tem a ver com Patos de Minas?
– Viu, acho que você está deixando a nossa História de lado, e eu sei muito bem quem foi o Formiguinha, graças ao EFECADEPATOS.
– Vamos parar com essa lereia, já está quase na hora da gente ir embora, fale logo sobre a tal revolta.
– Ei, e a tal Formiguinha?
Nisso chega uma das crianças clamando que estava com vontade de fazer cocô e outra clamando que estava com vontade de fazer xixi e ainda uma terceira que estava com fome. Foi a deixa para a tal revolta encerrar o bate-papo:
– Vocês duas, por um acaso, sabem qual o nome da revolta que aconteceu em Salvador entre novembro de 1837 e março de 1838?
As duas inquiridas se encararam e uma disse para a outra:
– Já li sobre essa tal revolta, mas quero que você responda.
– Ora, ora, olha quem está falando, você pode conhecer um cadiquinho da História de Patos de Minas, mas sobre a História do Brasil você não sabe nada.
A perguntadora, eufórica e já se levantando para ir embora:
– Menina, Sabinada³, acertou em cheio, parabéns.
No outro dia, novas trocas de ideias históricas e o assunto Formiguinha, depois de devidamente pesquisado no EFECADEPATOS, foi elucidado.
* 1: Leia “Praça Manoel Gonçalves de Lima” e “Praça Manoel Gonçalves de Lima em Dois Tempos”.
* 2: Leia “A Revolta do Formiguinha”, “Antônio José dos Santos e Formiguinha: O Patriarca da Emancipação” e “Ex-travessa do Formiguinha”.
* 3: Sob a liderança do médico Francisco Sabino da Rocha Vieira, um movimento nasceu dentro do Forte de São Pedro com a ideia de instaurar uma república independente na Bahia em 1837. As autoridades fugiram de Salvador. Sabino conseguiu o apoio de parte da população. Surgiu, desse modo, a República Baiense, que dominou a capital da província durante 5 meses. Forças do governo reconquistaram a cidade em 13 de março de 1838. (Do livro O Guia dos Curiosos – Brasil, de Marcelo Duarte).
* Texto: Eitel Teixeira Dannemann.
* Foto: Montagem de Eitel Teixeira Dannemann sobre foto publicada em 06/06/2014 com o título “Antiga Rodoviária no Final da Década de 1970 − 1”.