BOIADEIRO DE BERNA (BERNÊS/BERNESE)

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, CÃES, RAÇAS.

O Boiadeiro de Berna é um cão de fazenda de origem ancestral, que nos Alpes berneses e na região rural do interior da cidade de Berna, Suíça, foi utilizado como cão de guarda, de tração e de rebanho. Originalmente chamado de Dürrbächler, nome do lugarejo e do albergue de Dürrbäch, próximo a Riggisberg, onde este boiadeiro tricolor de pelos longos foi especialmente numeroso. Em 1902, 1904 e 1907, exemplares desta raça foram apresentados em exposições caninas e em 1907 alguns criadores da região de Burgdorf decidiram promover a criação destes cães, fundando o “Schweizerischer Dürrbach-Klub” (Clube Suíço de Dürrbach), fixando os traços característicos da raça.

Em 1910, numa exposição em Burgdorf, onde vários agricultores desta região apresentaram seus cães, já existiam 107 exemplares. A partir desta data, este cão, rebatizado por Berner Sennenhund, seguindo o exemplo de outras raças de boiadeiros suíços, expandiu-se rapidamente por toda a Suíça e sul da Alemanha. Em 1968, foi criado o Clube Americano do Boiadeiro de Berna e em 1981 este mesmo clube tornou-se membro do American Kennel Club (AKC). Hoje é conhecido e apreciado no mundo inteiro como cão da família, graças a sua admirável pelagem tricolor e a sua grande adaptabilidade.

Cão desenvolvido para o trabalho, de grande porte, muito forte e ágil; membros vigorosos e bem balanceados; revestido por uma camada dupla de pelagem comprida tricolor, apresentando manchas pretas, castanho-avermelhadas e brancas; cabeça bem balanceada em relação ao corpo; pescoço musculoso e de comprimento médio; dorso firme, reto e nivelado; peito largo e profundo; pernas longas e oblíquas; cauda emplumada e cheia; orelhas triangulares caídas e olhos castanhos amendoados; peso ideal do macho entre 40 e 60 kg, e o da fêmea entre 35 e 50 kg; altura da cernelha no macho entre 64 a 70 cm, e na fêmea entre 58 a 66 cm.

É muito esperto. Se for bem adestrado, é dócil, calmo e paciente, portanto ensine bons costumes desde filhote. Por ter um histórico como cão de fazenda, costuma ser atento e autoconfiante. Porém, devido a essa herança, ele pode ser muito desconfiado em relação a estranhos. Então é ideal socializá-lo desde pequeno. Leal e devotado aos seus donos, gostando de acompanhá-los em tudo o que fizerem. Caso fique muito tempo sozinho, fica ansioso e começa a ter comportamento destrutivo.

A escovação da pelagem deve ser feita várias vezes na semana para manter os pelos limpos e livres de nós. Isso deve ser feito principalmente para manter a casa limpa e sem tantos pelos espalhados. Nesse quesito, é bastante sensível ao calor, exigindo muita sombra e água disponível por perto. Banho, de três em três meses; se estalar as unhas no chão quando caminha, é porque estão muito compridas, e assim podem machucar o animal, sendo necessário apará-las. Demais cuidados, os tradicionais referentes a qualquer cão. Sempre cheque tudo direitinho para ver se não há nenhum machucado ou infecção. Confira suas orelhas, olhos, boca e pele. Leve-o para tomar todas as vacinas corretamente.

Mantenha-o sempre ativo com muitas brincadeiras e exercícios físicos. Ele precisa de muito espaço disponível para poder gastar toda a sua energia. Um quintal grande ou uma chácara já está de bom tamanho. Nem pense em trancafiá-lo dentro de um apartamento. Tomando todos os devidos cuidados, pode passar dos 10 anos de vida.

Uma curiosidade: um Boiadeiro de Berna chamado Bolota já foi utilizado em uma propaganda das Havaianas estrelada por Cauã Reymond, veiculada em 2012.

* Fontes: Clubedobernese.com.br e adorocaes.com.br.

* Foto: Pt.wikipedia.org.

Compartilhe