DOM SILVÉRIO GOMES PIMENTA, ARCEBISPO DE MARIANA, VISITA O DISTRITO DE AREADO EM 1907

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

Em visita a esta freguezia¹ aqui chegaram ante-hontem o Exm.º Sr. D. Silverio Gomes Pimenta² virtuoso e illustrado Arcebispo de Marianna e sua comitiva composta dos Revmos. Monsenhor Fernando Barbosa, P.es Antonio de Lellis, João Luiz Espechit e Angelo de Rezende; Memorista Abilio Chaves e Tonsurado Gustavo Aranha.

A’s dez horas da manhã, mais ou menos, S. Excia. Revma., seus dignos companheiros de viagem e mais de cem cavalleiros que haviam ido encontral-os a alguns quilômetros de distancia, entraram no arraial ao som do hymno nacional executado pela corporação musical “Santa Cecilia”, de Patos, e ao estrugir de muitas dezenas de foguetes.

Os illustres viajantes, apeando-se, seguiram por entre arcos de folhagens, em direcção a igreja, onde, após ligeira oração, o Sr. Arcebispo agradeceu a todos a festiva e enthusiastica recepção que lhe fizeram, retirando-se depois para a casa destinada a sua aposentadoria.

D. Silverio um tanto adoentado não poude fazer, naquelle dia, sua entrada solemne na igreja, o que teve logar hontem no meio de grande concurrencia.

Hoje pela manhã realisou-se a imponente ceremonia da ordenação de nosso distincto conterraneo Revmo.º José Torquato da Rocha.

Na impossibilidade de uma minuciosa descripção registramos apenas que a Missa da ordenação foi acolytada pelo Arcediago Monsenhor Fernando Barbosa e pelo Secretario P.e Antonio de Lellis, sendo Mestre de cerimonias  o P.e Angelo Rezende.

Foi paranympho do ordenado o Revm.º P.e Getulio de Mello, Vigario de Patos.

S. Excia. Revma. mostrou-se agradavelmente impressionado com os melhoramentos moraes e materiaes notados nesta freguesia, melhoramentos estes devidos aos ingentes esforços, á dedicação extrema do Revmo.º Vigario Antonio Mauricio.

Tem havido grande numero de confissões e comunhões, sendo tambem consideravel a quantidade de pessôas chrismadas.

Apezar da enorme affluencia de fieis, reina até a hora em que traçamos estas linhas a mais completa ordem.

Consta-nos que as Missões terminarão no dia 4 do corrente, seguindo depois o Exmo.º Snr. Arcebispo e sua comitiva para a Capelinha do Chumbo, Palmeiras e Tiros.

Felicitamos effusivamente ao jovem Sacerdote P.e José Torquato da Rocha por ver coroados seus esforços e ao bom amigo Revmo.º P.e Antonio Mauricio pelo prodigioso embellesamento e asseio de sua igrejinha, vamos terminar estas ligeiras notas, curvando-nos reverentes ante o illustre Antistite da Diocese Mariannense, gloria purissima da terra mineira nosso querido e venerando D. Silverio, a quem humildemente saudamos, bem como aos dignos sacerdotes que o acompanham.

NOTA – Na mesma edição, está essa informação: Viajaram para o Areado, tendo já regressado a esta cidade os nossos amigos P.e Getulio de Mello, Major Olympio Borges, Major Carlos Soares e também a banda de musica “Santa Cecilia” dirigida pelo nosso illustre companheiro Cap. Modesto Ribeiro que alli fora abrilhantar a chegada do Em.º Sr. Arcebispo de Mariana àquelle Arraial.

* 1: Em 12/07/1876 a lei provincial n.º 2329 criou o distrito de Dores do Areado, mas o povo deixou o “Dores” de lado e ficou só com o Areado. Em 07/09/1923 a lei estadual n.º 843 mudou o nome de Dores do Areado para Chumbo. Mas o nome não pegou, e o distrito de nome oficial Chumbo continua sendo referenciado como Areado.

* 2: Leia “Visita Pastoral de Dom Silvério Gomes Pimenta em 1907”.

* Fonte: Texto publicado com o título “Areado − 1.º-9-907” na edição de 08 de setembro de 1907 do jornal O Trabalho, do arquivo da Hemeroteca Digital do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, via Altamir Fernandes.

* Foto: Primeiro parágrafo do texto original.

Compartilhe