JORNAL “O TRABALHO” REIVINDICA RESTABELECIMENTO DOS CORREIOS NO DISTRITO DE AREADO

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

Mais uma vez voltamos a chamar a attenção do Exm.º Sr. Dr. Administrador dos Correios deste Estado para a inadiavel necessidade do restabelecimento da linha do Correio desta Cidade para o districto do Areado¹ que está fadado para ser em breve tempo um dos mais importantes deste municipio, já pela sua densa população, já pela exuberancia de suas riquezas naturaes.

A justiça publica muito soffre com a falta dessa linha de correio; as correspondencias officiaes ficam detidas por longo tempo nesta cidade a espera de um portador que queira leval-as o que sensivelmente prejudica a marcha dos negocios publicos; a’ correspondencia particular acontece o mesmo.

Os habitantes daquelle districto, não podendo por mais tempo supportar os prejuizos causados pela falta do correio, promoveram entre si uma subscripção afim de pagarem a um portador para algumas vezes por mez vir a esta cidade buscar a correspondencia, o que é lamentavel porque ao Estado compete prover essa necessidade.

Sabemos que o rendimento da agencia naquelle logar é diminuto, insufficiente para cobrir as despezas de sua manutenção, mas sabemos tambem que o correio não é uma fonte de lucros para o Estado, mas um serviço de utilidade publica que o mesmo Estado deve tornal-o accessivel a todos, porque o povo paga o imposto do correio para desfructar desse serviço; os grandes rendimentos de logares mais importantes compensam os minguados lucros de outros como o Areado, e por isso esse serviço deve ser profusamente distribuido.

Ainda ha pouco tivemos occasião de, praseirosos, tornar publico o inexcedivel zelo e admiravel tino administrativo do Exm.º Sr. Dr. Francisco Brant e o muito que S. Exc.ia tem feito no pequeno decurso de dez annos de sua sabia administração, pelo desenvolvimento do correio em nosso Estado, e é por isso mesmo que, confiados em sua reconhecida bôa vontade e solicitude em attender com promptidão a todas as reclamações justas que se lhe façam, vimos mais uma vez pedir-lhe o restabelecimento da linha do correio desta cidade para o districto do Areado, serviço este de grande e urgente necessidade.

Ahi fica o apelo ao Exm.º Sr. Dr. Brant, e estamos certos que se S. Exc.ia se dignar e ler-nos não hesitará em attender ao justo pedido que em nome do povo daquelle futuroso districto daqui lhe endereçamos.

* 1: Em 12/07/1876 a lei provincial n.º 2329 criou o distrito de Dores do Areado, mas o povo deixou o “Dores” de lado e ficou só com o Areado. Em 07/09/1923 a lei estadual n.º 843 mudou o nome de Dores do Areado para Chumbo. Mas o nome não pegou, e o distrito de nome oficial Chumbo continua sendo referenciado como Areado.

* Fonte: Texto publicado com o título “Correio do Areado” na edição de 25 de agosto de 1907 do jornal O Trabalho, do arquivo da Hemeroteca Digital do Triângulo Mineiro a Alto Paranaíba, via Altamir Fernandes.

* Foto: Primeiro parágrafo do texto original.

Compartilhe