ODEIO TOMAR REMÉDIO

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, CÃES, COMPORTAMENTO.

Receber medicamento injetável é o modo mais confiável e, curiosamente, o menos desagradável. Algumas vezes, como quando se trata diabetes, é o único modo de o remédio ser administrado. As injeções de insulina são dadas com uma agulha muito fina sob a pele. Como faz parte de um hábito diário e é relativamente inócuo, a maioria dos cães não se incomoda.

Muitas pessoas têm aversão profunda por agulhas. Elas não gostam de receber medicamentos por meio delas e odeiam a ideia de administrar medicamentos com elas. Essas são as razões pelas quais a maioria dos remédios vem em forma líquida, em cápsula ou comprimido. Mas as preferências humanas não se aplicam necessariamente aos cães. Alguns cães acham que tomar remédio via oral é a tortura mais horrível inventada pelos humanos. Eles apertam a mandíbula, recusando-se a abrir a boca, ou, se abrem, tentam fechá-la nos dedos que estão dando o remédio.

Os líquidos podem ser mais difíceis de consumir, especialmente se forem dados na boca de um cão com uma colher. Seringas plásticas são úteis como administradores. Enche-se a seringa com o líquido, que então é delicadamente esguichado dentro da boca do cão, com cuidado para que não entre na traqueia.

Comprimidos e similares podem ser mais difíceis. Cães pequenos, principalmente, parecem ter profundos recessos ocultos e não explorados na cavidade bucal, onde conseguem esconder comprimidos durante horas antes de cuspi-los. Aplicadores plásticos especiais podem ser usados, mas são potencialmente perigosos. É preferível esconder o remédio. Cubos de carne funcionam maravilhosamente, assim como queijo cheddar, embora alguns antibióticos não devem ser dados com laticínios. Se um cão recusa a comer e tem de tomar remédio, não há alternativa para um humano a não ser segurar sua boca aberta voltada para cima e enfiar o remédio o mais fundo possível. A boca deve ser fechada e o pescoço, friccionado. Comprimidos secos podem ser lubrificadas com óleo vegetal. Ou, de outra forma, algumas gotas de água podem ser esguichadas na boca fechada. Uma lambida no focinho significa que o remédio desceu. Como os cães devem sempre atender à ordem de “venha”, as pessoas nunca deveriam chamá-los para tais afrontas desagradáveis como tomar comprimidos.

* Fonte: 100 Perguntas Que Seu Cão Faria ao Veterinário (se ele pudesse falar…), de Bruce Fogle.

* Foto: Selecoes.com.br.

Compartilhe