TERRA-NOVA

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, CÃES, RAÇAS.

As hipóteses sobre a origem do Terra-nova são variadas e discordantes. Há quem afirme tratar-se de uma raça derivada de cães nórdicos importados em 1600 para a Ilha Newfoundland (Terra Nova), no Canadá, mas outros consideram a raça de origem britânica, com data de nascimento em 1700, quando a ilha tornou-se possessão inglesa e para foram levados os Mastins tibetanos, os quais, depois de longas seleções com cães locais, teriam finalmente dado origem ao Terra-nova. A terceira hipótese é a de que o Terra-nova seja um parente íntimo do Labrador, tanto pela semelhança entre as duas raças, como porque as costas de Terra Nova e Labrador são muito próximas e não se exclui que o cão Labrador, ótimo nadador, tenho com certeza podido atravessar a nado o estreito de Belle-Isle, ou a pé nos períodos em que o mar tornava-se uma laje de gelo.

Possui o instinto inato de mergulhar na água para salvar as pessoas. Muitos lhe devem a vida. Em 1919 foi conferida a medalha de ouro a um Terra-nova que havia arrastado e salvo uns vinte náufragos de uma chalupa. Foi definido o São Bernardo das águas. Hoje, com os meios mais seguros de navegação e tecnologia de comunicação, foi redimensionada a sua atividade profissional. Suas virtudes porém não desapareceram, apesar de sua vida ser hoje, sobretudo, a de cão de companhia.

É um cão de grande porte, forte, elegante, proporcionado, ágil, resistente. A altura média do macho é de 70 cm e de 65 cm a da fêmea, porém estas medidas são superadas frequentemente. O peso médio é de 60-65 kg. A cabeça é larga e maciça, o focinho curto e quadrado; os olhos pequenos e escuros não devem mostrar a conjuntiva como no São Bernardo; as orelhas são aderentes à cabeça; a cauda é de comprimento médio, caída.

Tem pelo acamado e levemente ondulado, longo, duro ao tato, um pouco oleoso. Também o sub-pelo é gorduroso, para impedir que a água atinja a pele. Mas nos espécimes que vivem em apartamentos o sub-pelo tende a desaparecer. Cores principais: preta com reflexos azuis, negra, branca, bronze.

É um cão de temperamento excepcional: bom, corajoso, altruísta, inteligente, humano. Lord Byron escreveu a seu respeito: “Corajoso sem ferocidade, possuía todas as virtudes de um homem sem vícios”. Além disso é paciente com todos, inofensivo com os hóspedes, e delicadamente afetuoso com o dono.

* Fonte: Todos os Cães, de Gino Pugnetti.

* Foto: Sabicao.com.br.

Compartilhe