AZEITONA ATREVIDA

Postado por e arquivado em CANTINHO LITERÁRIO DO EITEL.

O Restaurante e Churrascaria Okey funcionou no edifício do Cine Garza/Roza Hotel, e foi inaugurado juntamente com a Boate Menina Moça em 09 de fevereiro de 1961, ambos empreendimentos de Mário Garcia Roza¹. Certa vez, uma senhora muito conhecida no escol patense chegou ao primeiro e, enquanto esperava o marido para saborearem um jantar à base de churrasco, marido este político e fazendeiro igualmente enredado na teia do tal escol, pediu um Martini e um prato de frios. E aí começou o drama. Ela pegou um palito e tentou espetar uma azeitona. Nada, a verdinha escorregou. Ela tentou novamente, e nada, a azeitona escorregou. Depois de assistir a seis tentativas, o garçom, muito solícito, chegou a ela:

– Senhora, posso ajudá-la?

– Não, vou conseguir, é que a danada ora vai pra direita, ora pra esquerda do prato.

– Mas senhora, prato não tem direita e nem esquerda − dizendo isso se afastou.

E a senhora continuou tentando. Na cabeça dela, ora a azeitona escorregava pro sul, ora pro oeste, ora pro norte e ora pro leste. Novamente, lá foi o garçom:

– Senhora, a ponta desse palito já está rombuda, troque por outro, quem sabe assim dá certo − e se mandou.

A senhora então despejou o paliteiro na mesa, escolheu o de ponta mais fina e… a azeitona escorregou para boreste, depois para sudeste, depois para noroeste e nada dela conseguir espetar a já, para ela, maldita oliva. O garçom lá, de olho. Ela cada vez mais irada. E nada do marido chegar para solucionar aquele imenso drama. Sensibilizado com o olhar choroso da madame, o garçom voltou a oferecer ajuda:

– Senhora, posso ajudá-la?

Dessa vez, completamente abatida pelo fracasso, ela concordou. Ele pegou o palito da mão da senhora com toda delicadeza e… azeitona espetada. Ao invés de ficar satisfeita com a resolução do problema, a madame ficou esquisita, seu rosto avermelhou-se, sabe-se lá por vergonha, o negócio é que ela pôs fim àquilo:

– Ora, com a azeitona totalmente exausta depois de tanto escapulir do meu palito, foi fácil demais da conta procê!

* 1: Leia “Inaugurada a Boate Menina Moça e o Restaurante e Churrascaria OK”.

* Texto: Eitel Teixeira Dannemann.

* Foto: Montagem de Eitel Teixeira Dannemann sobre foto publicada em 02/02/2013 com o título “Avenida Paracatu na Década de 1920”.

Compartilhe