BORDER COLLIE

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, CÃES, RAÇAS.

O Border Collie é uma raça originária da Grã-Bretanha, criada para exercer a função de pastor de ovelhas. A raça possui pouco mais de cem anos, mas há registros da existência de ancestrais do século XVI, que também trabalhavam como pastores. Esses cães eram muito utilizados por fazendeiros, mas costumavam apresentar comportamentos problemáticos durante a realização das tarefas. Para resolver este problema, um campeonato de pastores de ovelhas foi organizado em 1873, com o objetivo de encontrar o cão ideal e assim desenvolver uma raça inteligente e apta ao trabalho. Um dos cães, Hemp, se destacou por conduzir todo o rebanho sem latir e sem morder os outros animais. Era o cão modelo e por isso, deu origem a muitos descendentes. Hoje ele é considerado o pai do Border Collie.

Mas a história não para por ai. O primeiro padrão da raça foi estabelecido em 1906 e se baseava nas habilidades dos cães para o trabalho. Nesta época, a raça não era determinada por nenhuma característica física específica. Em 1915, a raça ganhou o nome Border Collie, que faz referência ao seu local de origem (região de Borders, na fronteira entre Escócia e Inglaterra). Ainda no século XIX, esses cães chegaram aos EUA e como era de se esperar, se tornaram muito populares. O Border ainda era utilizado como pastor de ovelhas, mas também fazia sucesso em campeonatos de inteligência e obediência. Em 1955, seus criadores conseguiram que a raça fosse reconhecida pelo American Kennel Club, podendo participar oficialmente de exposições.

Os machos têm estatura entre 43-50 cm; as fêmeas, entre 40-45. Peso entre 13 a 22 kg para os machos e 13 a 18 kg para as fêmeas. Existem duas variedades: com pelo grosseiro (abundante, reto, com 8 cm de comprimento) e com pelo liso (com 2,5 cm de comprimento). Cores: branco, preto, marrom, branco e preto, cinza, tricolor. A expectativa de vida é 13 a 16 anos

O Border Collie ocupa o 1º lugar no Ranking de Inteligência Canina de Stanley Cohen. Além de inteligente, é alegre, brincalhão, companheiro e muito obediente. Outra principal característica da raça é a sua disposição para brincadeiras e atividades físicas. Ama correr, passear e estar por perto de sua família. Se você busca um companheiro fiel para compartilhar momentos de diversão, o Border é o cão perfeito, e muito protetor. Não costuma apresentar comportamentos problemáticos, mas é necessário socializá-lo, principalmente para evitar problemas com estranhos. Quando não socializado, pode mordiscar com frequência, tentar fugir e uivar. Vale lembrar que ele também necessita de muita atenção e carinho dos donos. É tão leal que pode sofrer com a ansiedade de separação, um transtorno que causa medo, agitação e outros tipos de reações desagradáveis. Quando o proprietário está prestes a sair, o cão afetado pelo transtorno pode latir, chorar e até mesmo ficar paralisado. Para que esse e nenhum outro problema do tipo afete a vida dele, trate-o sempre bem e dê muito carinho!

É uma raça saudável, mas assim como qualquer cão, pode sofrer com alguns problemas de saúde. Um dos problemas que mais afeta a raça é a Displasia Coxofemoral, uma má formação genética das articulações do quadril. A doença pode surgir em qualquer fase da vida e precisa ser tratada, pois causa desconforto e muita dor ao andar. Se você observá-lo mancando ou com qualquer dificuldade para se locomover, leve-o ao Médico Veterinário. A Displasia de Cotovelo e a Osteocondrose também podem afetá-lo. Além disso, recomendamos ficar atento aos olhos, pois podem apresentar problemas como Collie Eye Anomaly (doença de origem genética) e atrofia progressiva de retina, que podem comprometer totalmente a visão do animal.

Sendo um cão ativo e cheio de energia para gastar, antes de decidir ter um, você precisa saber que terá que reservar um tempinho do seu dia para passeios, brincadeiras e outras atividades. Como são muito inteligentes, recomendamos inserir na rotina desses cães brincadeiras variadas e desafios capazes de estimular ainda mais suas habilidades. Eles gostam muito de procurar objetos pela casa, correr, brincar de “pega-pega” e aprender novos comandos. Além de inteligentes e brincalhões, podem se mostrar um tanto bagunceiros. Para evitar esse tipo de comportamento, você deve adestrá-lo desde cedo e seguir com a rotina de atividades diárias. Lembre-se que a falta de exercícios e estímulos pode afetar sua saúde física e mental. Caso fique confinado, pode apresentar ansiedade, depressão e vários tipos de problemas relacionados.

A escovação diária é fundamental para manter a pelagem brilhante, sedosa, saudável e livre dos pelos mortos. Quanto a banhos, uma vez por mês ou quando ele se sujar durante uma travessura. Apesar de não precisar de tantos banhos, deve-se escovar os dentes de duas a três vezes na semana e aparar as unhas sempre que for necessário. Dentes escovados evitam tártaro e unhas aparadas evitam acidentes durante brincadeiras. Deve-se também cuidar bem da alimentação, já que ele costuma gastar muita energia diariamente. Sem uma dieta calórica equilibrada, o organismo do cão pode sofrer com carência de vitaminas e nutrientes. Lembre-se que a alimentação saudável deve ser combinada com uma rotina regrada de exercícios, passeios ao ar livre e brincadeiras.

* Fontes: Royalpets.com.br e Todos os Cães, de Gino Pugnetti.

* Foto: Filhotesdebordercollie.com.br.

Compartilhe