SOU ZANGADO COM OS MEMBROS DO MEU SEXO

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, CÃES, COMPORTAMENTO.

Membros do mesmo sexo têm maior predisposição de competir uns com os outros porque são mais parecidos do que membros do sexo oposto. Todos os cães querem saber o lugar que ocupam na matilha. Se dois cães são do mesmo sexo, principalmente se têm a mesma idade e também a mesma raça, acharão difícil ocupar seus postos. A consequência usual é que eles briguem. Artifícios não funcionam. Eles podem tentar intimidar um ao outro, mas são tão iguais que não desistem nem quando ameaçados. Mesmo quando brigam, muitas vezes não há um vencedor óbvio, portanto brigam novamente.

Isso não acontece apenas com os machos. Duas fêmeas de idade, tamanho e raça iguais têm a mesma predisposição a brigar várias vezes pelo papel principal da matilha e não conseguem formar uma hierarquia do tipo mais forte e mais fraca simplesmente porque são muito semelhantes.

Quando machos encontram fêmeas, já existem diferenças óbvias entre eles: têm cheiro e aparência diferentes e agem de modo bastante diverso. Mesmo se tiverem a mesma idade e a mesma raça, sempre haverá também a diferença de tamanho. Esses são fatores de hierarquia. Acrescente a eles um desfile um pouco cerimonioso, em que o macho tenta fazer contato olho-no-olho e a fêmea evita o olhar. Apresentações feitas, lugares hierárquicos decididos, eles podem passear e brincar como dois cães felizes.

* Fonte: 100 Perguntas Que Seu Cão Faria ao Veterinário (se ele pudesse falar…), de Bruce Fogle.

* Foto: Bitcao.com.br.

Compartilhe