MALTÊS

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, CÃES, RAÇAS.

Maltês, o “cão que não troca os pêlos”. É uma raça muito antiga. Alguns posicionaram a sua origem em dois ou três milhares de anos e até Darwin categorizou a sua origem em 6000 a.C. Foi descrito pelo filósofo grego Teofrasto como pertencente à “raça Melita”, nome arcaico de Malta. Mas, segundo a Confederação Brasileira de Cinofilia, o nome “Maltês” não significa que a raça seja originária da ilha de Malta (pequeno país europeu). “Maltês” é um adjetivo oriundo da palavra semítica “màlat” que quer dizer “seguro” ou “porto”.

Foi sendo conhecido por uma variedade de nomes através dos séculos: “Cão Melitaie”, “Cão das Damas Romanas”, “Cão Consolador”, “Spaniel Dócil”, “Bichon”, “Cão Choque”, “Cão Leão Maltês”, “Terrier Maltês”. A raça moderna foi selecionada na Itália com a introdução de sangue do Spaniel e Pudel anões, quando passou a ser chamada simplesmente de Maltês.

Altura: machos, 21 a 25 cm; fêmeas, 20 a 23 cm; peso de 3 a 4 kg. O comprimento do focinho deve ser 1/3 do comprimento total da cabeça; nariz preto, volumoso e narinas bem abertas; o nariz pode sofrer alteração no tamanho e na cor (rosa ou marrom claro) em invernos rigorosos, voltando ao normal no verão. Olhos grandes de cor creme escuro; orelhas pendentes, bem guarnecidas de pêlos; cauda rica de franjas caindo sobre o dorso. É marcante a beleza da pelagem lustrosa, abundante, pesada, longa (22 cm, isto é, até o chão); a cor é o branco puro ou marfim claro.

É conhecido pelos seus ocasionais acessos de atividade física, correndo no ambiente com velocidade máxima e com uma agilidade incrível. Mesmo assim se adaptam bem em apartamentos, não aparentando sofrer com a falta de espaço para os conhecidos exercícios.

O Maltês acompanha o ritmo do donos, isto é, ele se molda ao estilo do dono. É relativamente fácil de treinar e gosta de um divertido jogo de pega-e-traz. Sendo muito inteligente, aprende rápido, adquirindo novos truques e movimentos. Já que é um típico cão de companhia, sofre com a ausência longa do dono, a não ser que seja acustumado desde pequeno a ficar sozinho.

É muito protetor do seu dono, podendo latir ou morder outros animais e pessoas quando se sente ameaçado ou quando percebe seu território sendo invadido, pois, apesar do pequeno porte, não costuma ter medo.

É um cãozinho muito calmo, tranqüilo, feliz e carinhoso, está sempre movimentando sua cauda.

O Maltês tem una característica que o difere dos demais cães: não trocam de pelo. Por isso dificilmente causa alergia às pessoas. Sua longa pelagem exige uma escavação diária para mantê-la limpa, sedosa e brilhante. De negativo, a tendência à manchas negras perto dos olhos por causa do excesso de lubrificação. Pode-se minimizar o problema mantendo a face limpa e seca. Vive em média 13 a 15 anos.

* Fontes: Todos os Cães, de Gino Pugnetti; Canilpuppiescity.

* Foto: Vetreboucas.

Compartilhe

You must be logged in to post a comment. Log in