CHIHUAHUA

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, CÃES, RAÇAS.

O Chihuahua é um dos menores cães do mundo, a raça mais antiga do continente americano. Os historiadores acreditam que ela surgiu a partir de um cão selvagem chamado Techichi, produzido pelos Toltecas, um povo que procedeu aos Astecas no México. Alguns até afirmam que o Chihuahua atual se originou a partir de um cruzamento entre o Techichi e um cão sem pelos, que veio da China para a América do Norte através do Estreito de Bering. O nome se originou em referência ao Estado do México que faz fronteira com o Texas e Novo México. A raça foi descoberta em 1850, onde os comerciantes estavam vendendo espécimes para turistas americanos. Eles se tornaram rapidamente populares nos Estados Unidos e em 1904 os Chihuahuas foram registrados no American Kennel Club (AKC), um dos maiores clubes de registro de genealogias de cachorro de sangue puro nos Estados Unidos.

A personalidade do Chihuahua varia muito, dependendo do ambiente familiar que o rodeia. Pode ser amoroso, brincalhão e lunático. No entanto, é conhecido por ser um cão inteligente, obstinado, manhoso, esperto e muito atento. Um amigo que faz com que você nunca mais se sinta sozinho. Dorme no seu colo, senta-se ao seu lado, ou segue você de cômodo em cômodo. Apesar da aparência frágil, quando você não está em casa, latindo tornam-se os mais eficazes cães de guarda para proteger o ambiente de qualquer perigo. Esse amor cativante e devoção, no entanto, às vezes pode evoluir para uma proteção feroz quando um Chichuahua compete por sua atenção com outros animais ou membros da família. Eles são bem adaptáveis, seja em um apartamento, uma casa ou em um palácio. Mas o ideal é ter um espaço para ele poder se mover à vontade. Fáceis de cuidar, os Chihuahuas precisam de poucos cuidados e alimentação mínima. Porém, não economize na atenção, eles gostam de carinho e companheirismo.

Normalmente pesam entre 1,5 kg a 3 kg e altura média de 18 centímetros. São flexíveis, resistentes e musculosos. Suas cabeças arredondadas, em forma de maçã, apresentam olhos escuros, orelhas pontudas e retas, focinho ligeiramente apontado, cauda longa e virada para as costas. A pelagem pode ser curta, longa lisa ou longa crespa. Seus pelos são macios e brilhantes. Podem vir em praticamente qualquer cor ou combinação de cores. A raça possui expectativa de vida longa, 20 anos, mas tem tendência a desenvolver problemas de saúde, como hipoglicemia, doenças articulares, infecções oculares e bronquite. Além disso, como o topo de seu crânio nunca se desenvolve por completo, deixa aparente sua moleira, que deve ser protegida.

Mesmo não precisando praticar exercícios, como os cães maiores, os Chihuahuas necessitam de passeios diários. Também gostam de se sentirem aquecidos, por isso considere a ideia de comprar roupinha para eles.  Cuidado! Mesmo sendo pequenos, eles podem ser superalimentados. Um cão dessa raça obeso pode ser mais vulnerável a doenças como diabetes, o que torna sua expectativa de vida mais curta. Por fim, uma dica: o Chihuahua é arrogante mesmo sendo pequeno. Tome cuidado com passeios ao parque, ele não tem medo de enfrentar cães maiores.

* Fonte: Texto de Ricardo Tubaldini, Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

* Foto: Yourpurebredpuppy.com.

Compartilhe