CRIADA A COMISSÃO PRÓ-CASA DE CULTURA

Postado por e arquivado em ARTES, DIVERSOS.

Em 81, Patos de Minas foi palco de vários espetáculos artísticos, várias manifestações em prol do crescimento cultural de seu povo. A campanha elaborada por vários elementos, entidades e grupos em se conscientizar o patense, tanto no setor cultural, alertando da necessidade de se comparecer aos espetáculos artísticos aqui apresentados como também da necessidade de se ter aqui uma casa de espetáculos que, com uma boa qualidade, comporta o potencial artístico cultural do povo de nossa terra.

Não que esta luta tenha surgido somente em 81, pois há vários anos que muitos vêm tentando organizar as idéias e com a ajuda de nossas autoridades, (para que conseguíssemos através de vários apelos e solicitações), uma comissão única e exclusivamente destinada a este fim foi formada.

A Comissão foi constituída da seguinte maneira:

Gilberto Ribeiro de Castro (Presidente); Maria Célia Costa Santos (Vice-Presidente); Messias de Morais (Secretário); Márcio Luiz Maciel (Tesoureiro) e ainda três coordenadores culturais: Eugenio Pacelli (Sivuca), José Afonso e Romero Silva.

O Conselho Deliberativo foi composto por elementos representantes de entidades culturais patenses: Maria Luiza (DEC); Marcos Rassi, Bráulio Porto e Inez Marina (Clubinho Carnavalesco do Povo); Vane Pimentel, Onofre Marins França e Dalla (Projeto Palco Móvel); Aurélio Pinheiro, Blanche Porto e Mônica Barbosa (CET); João Timóteo, Jane Goretti Porto e José Humberto (Gruta); Luiz Humberto Rodrigues, Maria Goretti Rassi e Charles Porto (Centro Cultural Rui Brabosa); Alvimar, Eugênio de Melo Ribeiro e Tertulina (Cineclube); como pessoa física ficaram representando em Patos: Salvador Rodrigues de Souza, Sivuca, José Afonso Silva e Marcos Amorim (Baby); e ainda representantes de Patos em Brasília: Geraldo Magella e Wilson Morais; e em Belo Horizonte Gilmar Ribeiro de Castro e Maria Esther Maciel.

Nos foi concedido através de um projeto do vereador Altamir Pereira da Fonseca, o local onde se situa a atual rodoviária para que ali seja construída a tão desejada Casa de Cultura. Mas, pelo que parece, nossas autoridades, deram somente o primeiro passo, esquecendo então que a vida continua, e que não nos contentaremos com tão pouco, pois já foi o tempo em que enganavam o patense com qualquer coisa. E dai, estamos esperando que a caminhada continue, pois no que se refere a eles parece que “empacou”¹.

Acontece que esta comissão formada pelos elementos anteriormente citados não para. Sempre à procura de manifestações e shows nos quais o artista patense possa mostrar cada dia mais o seu alto teor artístico.

Para 1982, teremos vários espetáculos que temos certeza bem mais aperfeiçoados irão aprimorar sempre mais a cabeça do patense.

SHOW CASA DE CULTURA

E de quebra logo no dia 01/01/82, (amanhã), no auditório da Rádio Clube de Patos, às 20:00 horas o show CASA DE CULTURA, abrindo magistralmente e artisticamente um ano que esperamos seja de idéias mais concretas, que não ficarão, com certeza, somente em papéis engavetados, mas sim de inovações e ações concretas e sem dúvida, incentivando ainda mais nosso artista, sabendo que será altamente recompensado.

Para que tenham a certeza de que o show CASA DE CULTURA será realmente de alto nível vejam quem irá participar: GRUTA, Grupo Banda, Clubinho Carnavalesco do Povo (que aliás promete um belíssimo carnaval em 82), Dalla e Gilmar, Grupo Brasil Gente Nossa, Os Garimpeiros, Grupo Terra Sêca e ainda as participações dos trabalhos poéticos de Wilson Pereira, Wander Porto e o notável Altino Caixeta de Castro entre outros, todos atuantes na cultura Patense.

E ainda:

“Beatles Forever”

Quem teve a sorte de viver, ver e curtir Patos de Minas, exatamente em 1976, saberá que o grupo MAGOS DO SOL, realmente fez a cabeça da moçada, com seu som todo especial e de uma maneira bem à moda da época “muito doida”.

Naquela época em que se ouvia somente Yes, Pink Floyd, Deep Purple, Supertramp, Led Zeppelin, Genesis, América, Siade e principalmente Beatles e Rolling Stones, o Magos do Sol refazia a cada Baile ou show por eles apresentados o pessoal  viver lances incríveis.

Hoje eles voltam, e voltam com um propósito seríssimo; homenagear o criador, o líder do conjunto que conseguiu ainda após mais de dez anos de separação constar  constantemente nas paradas de sucesso do mundo inteiro: JOHN LENNON, quando se completa um ano de sua ausência.

Para nós com certeza gratificante, mesmo que seja pelos menos uma vez, ver tocar juntos, Taquinho Noronha (violão-voz), Luiz Carlos Esteves (teclados-voz), Ivan Corrêa (baixo-voz), Joãozinho (guitarra) e Heleno Versiani (bateria-percussão).

O show BEATLES FOREVER acontecerá dia 09/01/82, no Ginásio Poliesportivo.

Com tanta coisa boa logo no início do ano, resta-nos apenas comparecer e provar que realmente uma cidade do porte de Patos de Minas precisa de sua CASA DE CULTURA. O povo merece.

E que em 82, a Comissão Pró-Casa de Cultura continue forçando para que tenhamos sempre vários espetáculos, cada um melhor que o outro. Pois acho que o público de nossa cidade cresce a cada dia e que consigam o mais rápido possível seu intento.

* 1: Leia “Setor Cultural Reivindica a Antiga Rodoviária”, “Comissão Pró-Casa de Cultura Busca Apoio na Fenamilho/1981”, “Comissão Pró-Casa de Cultura x Fenamilho/1981: Não Houve Acordo” e “Casa da Cultura na Praça Desembargador Frederico: Lei n.º 1.764/81” e “Desabafo da Casa de Cultura e do Clubinho”.

* Fonte: Texto publicado na coluna Sem Fronteiras (Vicente) com o título “Comissão Casa de Cultura ano 82” no n.º 39 de 31 de dezembro de 1981 da revista A Debulha, do arquivo de Eitel Teixeira Dannemann, doação de João Marcos Pacheco.

* Foto: Monolitospost.com, meramente ilustrativa.

Compartilhe