ANUNCIADO O PADRE JOÃO BATISTA BALKE COMO DIRETOR DO GINÁSIO MUNICIPAL DE PATOS

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

Afim de firmar contrato com o Dr. Anair Santana aqui esteve, domingo passado, o Revmo. Padre João Batista Balke que, a partir de fins de janeiro próximo, assumirá a direção do Ginásio Municipal de Patos¹. Com isso muito lucrará a nossa cidade, pois, o Padre João, além de uma cultura invulgar, é dotado também de um excelente carater, de um grande zelo apostólico e de uma energia extraordinária.

Formado pelas Universidades de Munich, na Alemanha e Praga, capital da Tcheco Slováquia, o Revmo. Padre João é professor de Latim, Francês, Alemão, Inglês, Grego e Hebráico. Veio para o Brasil por intermédio do Revmo. Padre Júlio Maria com quem aprendeu o português. Escreveu dois livros “Pela Alma do Jovem Cristão” e “Pela Educação do Jovem Brasileiro”, livros estes destinados à formação moral, religiosa e intelectual dos jovens. Assim, o Padre João vem pôr em prática, na educação dos nossos jovens, a teoria de seus escritos.

De acordo com o Revmo. Monsenhor Fleurí e com o professor Anair, o Padre João pretende remodelar o Ginásio dotando-o de uma capela e de todos os requisitos necessários ao conforto religioso e físico dos alunos. E, apesar de ser Cura da Catedral de Valença, Estado do Rio, professor no Ginásio daquela cidade e secretário do Bispado Valenciano, o Padre João prefere abandonar todos estes altos postos para se dedicar exclusivamente á formação da mocidade, como sempre foi o seu ideal.

Nos últimos bombardeios na Alemanha, perdeu todos os membros de sua família, ficando sobreviventes apenas ele e uma irmã, religiosa, professora em São Gotardo, Irmã Maria Leonor. E’ provável também que, em companhia do Padre João, venha o Padre Martin Dorstest, professor e dentista. Benvindos sejam. Parabens ao professor Anair.

* 1: Leia “Ginásio Municipal de Patos”, “Regulamento do Internato Dom Alexandre do Ginásio Municipal de Patos” e “Prof. Anair se Muda para BH e Vende o Ginásio Municipal Benedito Valadares”.

* Fonte: Texto publicado com o título “Padre João Batista Balke” na edição de 16 de novembro de 1941 do jornal Folha de Patos, do arquivo da Fundação Casa da Cultura do Milho, via Marialda Coury.

* Foto: Do arquivo de Donaldo Amaro Teixeira, publicado em 28/03/2014 com o título “Histórico Prédio Escolar Que Não Mais Existe”.

Compartilhe