MONSENHOR FLEURY COMENTA SOBRE O GINASIO MUNICIPAL BENEDITO VALADARES

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

− “Folha de Patos” vem ouví-lo sobre o Ginasio Municipal Benedito Valadares, Monsenhor Fleury!, foi como saudamos o ilustre sacerdote na sua sala de visitas.

− Com muito prazer, respondeu-nos o virtuoso vigario apresentando-nos Monsenhor Joaquim Tiago dos Santos, inspetor federal de ensino secundario, atualmente funcionando no Ginasio de Dores do Indaiá.

− A vinda de Monsenhor Tiago é oportuna, conhecida como é a sua autoridade na materia. V. Revma. acaba de adquirir o Ginasio¹ e assumir a sua direção. Imagino que a presença deste seu colega é até providencial, acrescentou o nosso redator.

− Precisamente providencial, disse-nos Monsenhor Fleury. De fato, como é do conhecimento geral, financiado por um grupo de amigos, comprei o ginasio e o dr. Anair Sant’Ana já me passou a sua direção. A este respeito, feitas as comunicações aos orgãos superiores, recebi o seguinte telegrama: “Senhor Diretor Ginasio Municipal Benedito Valadares, Patos. Resposta vosso oficio 11 corrente comunico-vos padre Manuel Fleury Curado foi aceito diretor desse estabelecimento pt Atenciosas saudações. Lucia Magalhães Diretora Divisão Ensino Secundario”. Como vê, o Ministerio da Educação já tomou conhecimento da modificação feita.

− E os planos de V. Revma. na direção do Ginasio?

− Não se pode de momento ter grandes planos, mas naturalmente devemos introduzir melhoramentos de ordem material, afim de aparelhar o estabelecimento a bem servir ao povo, que é este o nosso maior empenho. Relativamente à orientação geral não serão feitas maiores modificações. Assim, continuará na reitoria interna o padre João Balke, a quem tanto já deve o Ginasio. O atual corpo docente será aumentado, não substituido. Alem dos professores padre João Balke, Aguinaldo Magalhães, Alceu Amorim, dr. Oliveiros Marques, Aristides Memoria, Antonio Ferreira Maciel e d. Loide Ribeiro, deveremos ter o concurso de outros dois cujos nomes, entretanto, ainda não posso anunciar. Fiel a um velho principio meu de respeito e tolerancia, embora o Ginasio seja catolico e ministre o ensino da religião catolica, tal ensino será facultativo, não havendo, portanto, impedimento algum para os alunos de outros credos religiosos que queiram frequentar o Ginasio. O estabelecimento terá como finalidade principal servir ao povo, sem preferencias e distinções.

− Quero ser o primeiro a felicitá-lo por isto, retrucou o nosso redator.

Monsenhor Tiago interveio a essa altura:

− E’ uma orientação sabia, elevada e perfeitamente cristã.

Monsenhor Fleury continuou:

− Sei que não me faltará o apoio do povo de Patos e é disto que o Ginasio precisa. Todos sabem que não tenho interesse pessoal de manter o Ginasio e aumentar os meus encargos. O sacrificio que faço é em beneficio da nossa cidade e da nossa gente. Confio que todos compreenderão assim e cerrarão fileiras em torno da causa.

Estavamos satisfeitos. Ainda trocamos, porem, varias ideias e impressões principalmente sobre as perspectivas de matricula no novo ano, as quais são as melhores. Despedimo-nos afinal do nosso querido vigario, deixando-lhe os nossos votos de felicidade pessoal no ano que se inicia.

* 1: Leia “Prof. Anair se Muda Para BH e Vende o Ginásio Municipal Benedito Valadares”.

* Fonte: Texto publicado com o título “O Ginásio Municipal Benedito Valadares e a sua nova direção” e subtítulo “Uma entrevista com o Monsenhor Manuel Fleury Curado” na edição de 10 de janeiro de 1943 do jornal Folha de Patos, do arquivo da Fundação Casa da Cultura do Milho, via Marialda Coury.

* Foto: Arquivo de Donaldo Amaro Teixeira.

Compartilhe