Até 30 de dezembro de 1962, Lagoa Formosa era um distrito de Patos de Minas. Foi então que, através da Lei Estadual n.º 2764, ele foi desmembrado e elevado à categoria de Município. Dois anos antes, os irmãos Adalberto e Jurandir, 21 e 23 anos respectivamente, vieram trabalhar na Braz, Silva, que funcionava no número 840 da Rua Major Gote e que depois, em 1968, mudou-se para sede própria na esquina da mesma rua com a Avenida Paranaíba¹. Muito bem recomendados, mas com um pequenininho defeito: eram loucos por um rabo de saia, não o rabo de saia tradicional da Cidade, mas o rabo de saia da zona boêmia, da qual eram frequentadores assíduos em seu distrito natal.
Chegados numa tardezinha de domingo para o início dos trabalhos no dia seguinte, foram instalados provisoriamente pelo pessoal da empresa no Hotel dos Viajantes. Mal se instalaram, o Jurandir olhou pro Adalberto e este já foi logo balançando a cabeça em concordância:
– Vamos descobrir onde fica a zona.
Com os cabelos assentados com Glostora e exalando Colônia Lancaster, aleatoriamente foram caminhando pela Rua José de Santana em direção à Avenida Getúlio Vargas. Foi então, num repente, que o Jurandir falou:
– Peraí, Adalberto, não podemos perguntar onde fica a zona, vai pegar mal pra nós que acabamos de chegar.
Só que o Adalberto já tinha imaginado isso e foi logo acalmando o irmão:
– Sei disso, deixa comigo que vamos descobrir onde fica a zona sem pegar mal pra nós.
Já no meio do quarteirão, toparam com uma senhora e o Adalberto não perdeu tempo para perguntar:
– Estamos querendo rezar, onde fica a igreja?
A senhora explicou que era só dobrar à direita, seguir reto e iam chegar à Catedral de Santo Antônio. O Adalberto seguindo o plano:
– Mas, senhora, esquisito, a igreja fica lá pros lados da zona boêmia?
E a senhora matou a charada para os dois irmãos:
– Cruz Credo, Ave Maria, Nossa Senhora da Abadia, esse antro de perdição fica é aí nessa baixada de rua.
* 1: Leia “Anávio Braz de Queiroz: Negócios e Opiniões até 1983”, “Braz, Silva S/A”, “Braz, Silva S/A em 1969” e “Braz, Silva S/A Saúda as Candidatas à Rainha do Milho de 1969”.
* Texto: Eitel Teixeira Dannemann.
* Foto: Montagem de Eitel Teixeira Dannemann sobre foto publicada em 02/02/2013 com o título “Avenida Paracatu na Década de 1920”.