ANUNCIADA A CHEGADA DO DR. LAUDELINO GOMES DE ALMEIDA

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

Dr. Laudelino Gomes de Almeida é goiano. Chegou a Patos sem ainda o “de Minas” em 1907, vindo de Paracatu.  Aqui casou-se com Zamita Magalhães, filha do Cel. Arthur Thomaz de Magalhães, proprietário do Cine Magalhães. Seu consultório foi montado na Farmácia de Agenor Dias Maciel¹, e dava consultas grátis aos pobres de 8 às 9 da manhã. Morou inicialmente nesse endereço, e depois de casado mudou-se para o antigo Largo do Rosário próximo onde se localiza hoje a Rádio Clube. Em 1916 mudou-se com a família para Franca, no Estado de São Paulo, deixando a população carente de Patos bastante sentida. Seus últimos anos passou-os em Belo Horizonte na Policlínica instalada em 1926. Durante sua permanência em Patos, exerceu ainda a profissão de jornalista, sendo redator do primeiro jornal impresso na cidade, O Trabalho. A edição de 14 de abril de 1907 desse jornal, com o título “Dr. Laudelino Gomes de Almeida”, anunciou com loas a sua chegada:

Vindo da cidade de Paracatú, onde clinicava, e com direcção ao Rio de Janeiro, onde pretendia aperfeiçoar-se em ramos especiaes de medicina, acha-se entre nós o distincto medico goyano Dr. Laudelino Gomes de Almeida.

Ao que sabemos, porem, pretende demorar-se entre nós, quiçá mesmo residir, com o que folgamos immenso, pois assim lograremos conviver com um moço illustrado, cheio de altos dotes moraes, e que, em nosso meio, estamos certo muito propugnará pelo bem estar moral e material de nossa população.

São estes os nossos votos.

* 1: Leia ” Dr. Laudelino Gomes de Almeida – 1907″,  “Loas ao Dr. Laudelino Gomes de Almeida” e “Rua Olegário Maciel na Década de 1930”.

* Texto: Eitel Teixeira Dannemann.

* Fonte do anúncio: Arquivo da Hemeroteca Digital do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, via Altamir Fernandes.

* Foto: Do arquivo de Newton Ferreira da Silva Maciel, publicada em 02/05/2016 com o título “Arthur Thomaz de Magalhães & Família”.

Compartilhe