Dr. Laudelino Gomes da Silva é goiano. Chegou a Patos de Minas em 1907, vindo de Paracatu. Aqui casou-se com Zamita Magalhães, filha do Cel. Arthur Thomaz de Magalhães, proprietário do Cine Magalhães. Seu consultório foi montado na Farmácia de Agenor Dias Maciel¹, e dava consultas grátis aos pobres de 8 às 9 da manhã. Morou inicialmente nesse endereço, e depois de casado mudou-se para o antigo Largo do Rosário próximo onde se localiza hoje a Rádio Clube. Em 1916 mudou-se com a família para Franca, no Estado de São Paulo, deixando a população carente de Patos bastante sentida. Seus últimos anos passou-os em Belo Horizonte na Policlínica instalada em 1926.
Residindo em Franca em 1916, Dr. Laudelino mandou publicar no jornal Cidade de Patos um anúncio onde destaca suas especialidades, sendo que o paciente deveria se deslocar até lá. O interessante do anúncio é o médico informar que “faz consultas através de carta”, desde que no envelope contenha a importância de 20.000 réis.
* 1: Leia “Rua Olegário Maciel na Década de 1930”.
* Texto: Eitel Teixeira Dannemann.
* Fonte: Domínios de Pecuários e Enxadachins, de Geraldo Fonseca.
* Foto: Anúncio publicado na edição de 20 de fevereiro de 1916 do jornal Cidade de Patos, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.