CARNAVAL DE 1907

Postado por e arquivado em ARTIGOS.

TEXTO: JORNAL O TRABALHO (1907)

Passaram-se os trez dias em que o povo presta homenagem ao deus Momo, dias de alegria e de festa em que homens, mulheres e crianças se entregam com delirio á folgança.

Em a nossa cidade houve bastante animação nos divertimentos desses trez dias, e não houve uma só nota dissonante que viesse perturbar a jovialidade dos amantes desse gênero de diversão.

E’ pena, porem, que nesta cidade, a exemplo das mais civilisadas, não procure o povo homenagear o deus Momo por outra forma, de um modo mais delicado e agradavel que o do inconveniente e detestavel entrudo, que põe em risco a saude de muita gente com os inesperados banhos d’agua fria.

Já que o povo gosta de divertimentos não será difficil melhorar-se entre nós a festa do Carnaval.

Tome alguem a iniciativa, promova a fundação de um Club, e ninguem deixara de auxiliar, de concorrer com o que puder para que possamos nos divertir de um modo que mais se adapte ao nosso gráo de adeantamento e de civilisação.

* Fonte: Texto publicado com o título “Carnaval” na edição de 17 de fevereiro de 1907 do jornal O Trabalho, do arquivo da Hemeroteca Digital do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, via Altamir Fernandes.

* Foto: Primeiro parágrafo do texto original.

Compartilhe