CARMO BERNARDES

Postado por e arquivado em PESSOAS.

Sobre o contista, cronista, romancista e crítico de arte Carmo Bernardes, escreve Bento Alves Araújo Jayme Fleury Curado, do Portal Raízes:

Nasceu em Patos de Minas, estado de Minas Gerais, em 1915 e faleceu em Goiânia em 1996, aos 81 anos de idade. Residiu em Formosa, onde fez seus estudos. Em Anápolis, iniciou sua vida profissional como pedreiro e pintor, assim como redator de jornal. Trabalhou no serviço público. Foi contista, cronista, romancista. Membro da Academia Goiana de Letras. Recebeu prêmios internacionais de Literatura. Obras: Reçaga, Rememórias I e II, Vida mundo, Jurubatuba, Idas e vindas, Ressurreição de um caçador de gatos, Santa Rita, Nunila, Quarto crescente, Memórias do vento, Jângala: Complexo Araguaia, Força da nova. Escreveu muito e tinha amor pelas letras. Publicou dezenas de livros, estudos, participou de tantos programas sobre o Cerrado. No programa Frutos da Terra, esteve por muitos anos ensinando sobre o mato, o cerrado, o sertão, a culinária e o receituário sertanejo, ao lado de Bariani Ortêncio e Hamilton Carneiro. Publicou textos em todos os jornais goianos, notadamente no Cinco de Março, Diário da manhã, O Popular e Folha de Goiaz.

Quando do falecimento de Carmo Bernardes, a edição de 04 de maio de 1996 do jornal Folha Patense publicou o texto “Morre em Goiânia o Escritor Patense Carmo Bernardes”:

Patos de Minas perdeu um ilustre filho no dia 25 de abril. Com a morte em Goiânia, do escritor Carmo Bernardes. Ele é natural de Patos de Minas, tendo nascido na região de Santa Maria, distrito de Chumbo (Areado) em 12 de dezembro de 1.915. Carmo Bernardes fez brilhante carreira de escritor fora do município, publicando 14 livros com temas principalmente regionalistas e ecológicos. O escritor gozou de fama e destaque nos meios literários e do país e mesmo no exterior, chegando a receber em Cuba um dos prêmios mais importantes de Literatura da América Latina. Com a morte de Carmo Bernardes, sem dúvida, fica uma lacuna nos meios literários e artísticos do país, segundo avalia o Prefeito Jarbas Cambraia. O Prefeito complementa afirmando que Patos de Minas perde um de seus mais ilustres filhos, que além de sua profícua atividade literária, atuava também como autêntico embaixador do município, sempre divulgando o nome de Patos de Minas, propagando suas riquezas e qualidades. A Prefeitura, reconhecendo esse trabalho, iria prestar ao escritor Carmo Bernardes uma justa homenagem na Festa dos Destaques, que se realizará dia 31 de maio no Caiçaras Country Clube, dentro das comemorações da 38.ª Festa Nacional do Milho. Sua morte, infelizmente, impede esta iniciativa do município. O corpo do escritor Carmo Bernardes será velado por grande número de pessoas na Assembléia Legislativa do Estado de Goiás e o Prefeito Jarbas Cambraia encaminhou correspondência à família enlutada com os votos de pesar da comunidade patense.

* Foto: Opopular.com.br.

Compartilhe