1.ª DIRETORIA DA ASSOCIAÇÃO DOS TRABALHADORES EM ÓRGÃOS DE IMPRENSA

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

Ricardo Faria, repórter e locutor da Rádio Clube de Patos é o primeiro presidente da Associação dos Trabalhadores em Órgãos de Imprensa de Patos de Minas. Ele foi eleito no último dia 2, na sede do Patos Social Clube, juntamente com os demais diretores e membros do Conselho Fiscal da entidade, para um mandato de dois anos. Nada menos que 35 comunicadores com direito a voto compareceram à Assembléia Geral da Associação, convocada para eleger e dar posse à primeira Diretoria Executiva e ao primeiro Conselho Fiscal.

A princípio foram apresentadas duas etapas¹ – uma previamente formada e outra concebida nos momentos iniciais da Assembléia Geral pelo radialista Berto Bastos, que anunciou sua composição. Depois de vários debates, ambas as chapas foram dissolvidas para que a votação fosse feita cargo a cargo, com cada um dos presentes escolhendo livremente aquele companheiro que achava indicado para determinada função, tanto na Diretoria Executiva quanto no Conselho Fiscal.

Todos os presentes, depois de assinarem uma lista de presença, foram convocados nominalmente para votarem, escolhendo presidente, vice, secretário, tesoureiro e três suplentes para a Executiva da Associação, além de seis membros para o Conselho Fiscal. Encabeçando a primeira diretoria da entidade, Ricardo Faria recebeu 20 votos para ocupar a presidência, contra 11 para Laércio Rocha e um para Jonas Silva e Edílson Guimarães, perfazendo 34 sufrágios, uma vez que Valico Pereira se ausentara antes de começar a votação.

Após a eleição e posse dos primeiros diretores e membros do Conselho Fiscal, foi servido um apetitoso jantar. Estiveram presentes à Assembléia o Prefeito Arlindo Porto, acompanhado da primeira dama, Maria Coeli; os candidatos a prefeito Marcos Antônio Cunha (PT), Antônio do Valle (PMDB) e Carlos Martins (PPL); o candidato a vice-prefeito Oswaldo Amorim (PPL); além do empresário Carlos Alberto Donâncio Rodrigues (o “Xaulim”), que deu todo o apoio possível na confecção das cédulas para a votação. Ao Patos Social Clube, na pessoa do seu presidente Paulo Tredezini, o agradecimento sinceros dos comunicadores patenses pela Cessão gratuita do clube.

Presidente – Ricardo Faria
Vice – Edilson Guimarães
Secretário – Laércio Rocha
Tesoureiro – Antônio Carlos “Tim-Tim”
Suplentes da Executiva – Jonas Silva, José Afonso e Adamar Gomes
Conselho Fiscal Efetivos – Bernardo Franco, Paschoal Borges e Wulfrano Patrício
Conselho Fiscal Suplentes – Helena Queiroz, Geovane Machado e Geraldo Borges

* 1: Não seriam chapas?

* Fonte: Texto publicado com o título “Primeira Diretoria” e subtítulo “Reunidos no Patos Social, dia 2 do corrente, comunicadores patenses elegeram os primeiros diretores de sua Associação” na edição n.º 193 de 15 de setembro de 1988 da revista A Debulha, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

* Foto: Ghiraldelli.pro.br.

Compartilhe