ASSOCIAÇÃO AMOR-EXIGENTE

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

AMORFoi realizada na tarde do último dia 6 de dezembro, no Plenário da Câmara Municipal de Patos de Minas, a solenidade de posse da primeira diretoria da Associação Amor-Exigente. A cerimônia contou com a presença de representantes do Executivo e Legislativo Municipal, do Ministério Público, membros da entidade e da sociedade civil. Coube ao Promotor de Justiça da Vara da Infância e Juventude, Paulo Henrique Delicole, como representante designado da Associação Amor-Exigente de Uberaba, dar posse à diretoria da nova entidade patense. Foi empossada como presidente, a Senhora Glória Aparecida Ferreira Alves.

O grupo de prestação de ajuda à comunidade, denominado Amor-Exigente, vem essencialmente para fortalecer as famílias dos dependentes químicos – droga, álcool e tabaco – que, além de causar enormes danos morais, psicológicos e físicos a si mesmos, transferem todo o sofrimento para a família, a qual se sente incapaz e fragilizada. Há 27 anos atuando como apoio e orientação aos familiares de dependentes químicos, o Amor-Exigente é um programa de proteção social cujo objetivo é prevenir problemas e ajudar a quem está vivenciando problemas com dependência química, sejam os dependentes ou os seus familiares.

Atualmente, o programa reúne 641 grupos no Brasil, 1 na Argentina e 14 no Uruguai, além de 15 grupos em fase experimental e 259 Subgrupos de Jovens na Sobriedade. A Federação de Amor-Exigente congrega os grupos que atuam na linha do programa e conta com 10 mil voluntários, que realizam, aproximadamente, 120 mil atendimentos mensais por meio de reuniões, cursos e palestras que são realizadas nas mais diversas regiões em que o programa atua. Patos de Minas será beneficiada com mais um grupo de prestação de ajuda à comunidade: o Amor-Exigente.

A diretoria da nova entidade patense se reúne semanalmente às terças-feiras, às 19 horas, no Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS), localizado na Rua Dona Luiza, 770, Bairro Lagoa Grande. A reunião do Amor-Exigente com os familiares dos dependentes químicos acontece toda quarta-feira, no Salão Paroquial da Igreja do Rosário, com a participação de aproximadamente 60 pessoas. Wilson Papala, juntamente com os voluntários do Amo-Exigente são os direcionadores das referidas reuniões, onde se trabalha a conscientização, conhecimento e habilidades para lidar com as situações expostas pelo usuário perante a família.

* Fonte: Texto de Rejane Gomes publicado com o título “Associação Amor-Exigente empossa sua primeira diretoria” na edição de 14 de dezembro de 2013 do jornal Folha Patense.

* Foto: Radioosvaldocruz.com.

Compartilhe