TEXTO: OMAR ALVES TIBÚRCIO (1979)
Todos os patenses devem ter ouvido, pelo rádio e televisão, no dia dezenove próximo passado, e lido nos jornais do dia seguinte, a constituição do Ministério da República, durante o período governamental, a ser inaugurado proximamente, do General João Batista Figueiredo. E verificamos, evidentemente com incontida alegria, que, entre os escolhidos para as diversas pastas ministeriais, se encontram alguns que já muito fizerem para e pelo progresso de Patos de Minas. Tratam-se de Elizeu Rezende, indicado para Ministro dos Transportes, e de Mario David Andreazza para Ministro do Interior.
É bem verdade que, na composição ministerial, do futuro governo da República, existem ainda dois mineiros, quais sejam Murilo Macedo indicado para a do Trabalho e João Camilo Pena para a da Indústria e Comércio, os quais, todavia, não têm ligações tão íntimas com Patos de Minas, como os dois outros inicialmente indicados.
Todos sabem que se Patos de Minas está hoje ligada, por asfalto, ao resto da nacionalidade, servindo-nos duas excelentes e modernas rodovias, quais sejam a Rodovia do Milho – BR-354 e a Rodovia do Sal – BR-365, ambas construídas durante o Governo do General Emilio Garrastazú Medice, devemo-las ao Coronel Mario Andreazza e ao Dr. Elizeu Rezende, os quais, neste governo, exerceram as funções de Ministro dos Transportes e Diretor Geral do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem, respectivamente.
Assim, do complexo rodoviário, que está previsto para Patos de Minas, através do Plano Rodoviário Nacional, da construção de 4 rodovias, apenas duas foram construídas, e isto pelos motivos acima expostos. As duas rodovias que faltam, já planificadas, são as BR-352 (Goiânia, Ipameri, Patos de Minas, Abaeté, Pitangui e Pará de Minas) e a 146 (Patos de Minas, Araxá, Poços de Caldas e Bragança Paulista). Além destas, no Plano Rodoviário Estadual está prevista a MG-27 (Patos de Minas, Poções, Br-040).
Todos sabemos, por que amplamente noticiado, que, após a gestão de Mario Andreazza e Elizeu Rezende, várias foram as tentativas que fizeram no sentido da construção da BR-352, principalmente para dar escoamento à produção de fosfato, primeiramente, da Usina Protótipo ADEMIR GONÇALVES CHAVES e ao depois da Usina Industrial, ora em construção, tudo situado na localidade de Rocinha, município de Patos de Minas. Tudo foi feito, para aquela construção, inclusive até saindo edital de concorrência, por todos esforços resultaram em fracasso, por motivos que não sabemos.
Agora, em face dos fatos acima, renascem as esperanças dos patenses, no sentido de que suas reivindicações, no tocante ao assunto em foco, sejam atendidas. Aliás, é sabido que a arte de governo exige aprendizado e se alguém já a praticou e exerceu durante algum tempo de maneira eficiente e proveitosa, como o fizeram Mario David Andreazza e Elizeu Rezende, não há razão para ser desaproveitado, apenas, por que a presença do nome de um naipe governamental pode surgir descontentamentos em áreas de candidatos que não tiveram a sorte de verem-se escolhidos pela preferência presidencial.
Assim, Andreazza e Elizeu são algumas das personalidades que retornam graças ao prestígio da obra realizada e à justificada expectativa de que possam prestar novos e mais assinalados serviços ao Brasil, a Minas Gerais e a Patos de Minas.
* Fonte: Texto publicado com o título “O Ministério e Patos de Minas” na edição de 27 de janeiro de 1979 do jornal Correio de Patos, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.
* Foto 1: Mario David Andreazza, de Memoriasdaditadura.org.br.
* Foto 2: Elizeu Rezende, de Jotha-net.blogspot.com.