VISITA DE GABRIEL DE REZENDE PASSOS, A

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

A cidade de Patos de Minas, cujo sentimento civico ainda vive estratificado no grande vulto de Olegario Maciel, se engalana da maior expressão de júbilo e de entusiasmo politico-partidario com a visita do eminente estadista mineiro que é Gabriel de Rezende Passos.

Homem de origem humilde, Gabriel Passos revelou talento de escól no curso jurídico com a conquista dos maiores louros no curriculo escolar.

Auxiliar de confiança do saudoso patense Olegario Maciel, aprendemos com o inesquecivel presidente a reconhecer-lhe os méritos de cultura vivaz e de carater ilibado.

Procurador Geral da República ainda bem moço, o valor pessoal do ilustre visitante fez com que, por varias vezes, a ditadura se curvasse ante a fôrça da lei e a justa coordenação do direito.

Recebido, nessa época, com reserva pelos grandes juizes da Côrte Suprema, dada a pouquidade dos anos contados, Gabriel Passos com um ano de função no alto cargo, alcançou a maior manifestação de sobrejuizes já realizada no Brasil, comandada pelo vulto imponente e jurisperito de Edmundo Lins.

Constituinte, emprestou à Constituição de 1946 a expressão do seu alto saber jurídico, salvaguardando de imposto territorial o agricultor que possui até 20 hectares de terreno.

Leader de maior prestigio na atual legislatura, os maiores diplomas legais, do momento, trazem o sinete da sua intelectualidade renomada.

Por todos estes titulos, Patos de Minas vai vibrar de entusiasmo cívico pela honra que lhe é concedida, de hospedar, amanhã, o homem mais credenciado para continuador da serenidade deste autentico valor mineiro que é Milton Campos.

* Fonte: Texto publicado com o título “Sede Benvindo, Gabriel Passos” e subtítulo “A terra de Olegario Maciel vos saúda como continuador das gloriosas tradições de Minas Gerais” na edição de 10 de setembro de 1950 do jornal O Patense, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

* Foto: Antigo.mme.gov.br.

Compartilhe