A Rodovia do Milho proporcionou a Patos de Minas e região um grande desenvolvimento a partir da década de 1970. Não foi fácil conquistá-la, mas valeu a pena os esforços de muitos. Na edição de 25 de dezembro de 1968, o Jornal dos Municípios publicou uma matéria a respeito com o título “Rodovia do Milho – Nossa Grande Esperança”:
Reconhecendo ser esta Rodovia de grande importância para esta região, sempre nos fizemos presentes a todos os movimentos referentes ao assunto. Desde o dia 18 de maio de 1967, quando estiveram na Associação Comercial de Minas Gerais o Exmo. Snr. Cel. Mário David Andreazza, e o Exmo. Dr. Eliseu Rezende, ficamos esperançosos, porque sentimos que a filosofia do atual Governo era construir rodovias, atendendo as reivindicações técnicas e econômicas.
Esta obra construída, representa um grande prêmio do Brasil para esta Região, em troca do muito que já temos dado ao País. Teremos então 100 quilômetros de economia de Patos a Belo Horizonte. Com estrada asfaltada, auto financiável, que se paga em 3 anos, pois irá servir a uma região altamente produtiva, principalmente de agro-pecuária, e que não conta com transporte ferroviário.
Recebemos na semana p/ passada uma rápida visita do Dr. Wando Pereira Borges a Patos de Minas, ocasião em que S.S. nos deu uma explicação referente ao possível atraso da vinda a nossa cidade, de S. Excia., o Snr. Ministro dos Transportes, Cel. Mário David Andreazza. E isso porque a Rodovia do Milho não tinha um projeto que oferecesse condições de ser executado com urgência. Foi necessário, inicialmente, elaborar este projeto que já está pronto, equacionando todos os problemas. Teremos então, para brevemente a publicação dos Editais de concorrência para a construção da Rodovia do Milho, com prazo de 60 ou 90 dias.
Portanto, no próximo ano, deveremos ter em Patos de Minas a presença do Sr. Ministro para dar início aqui, de uma frente de asfaltamento, rumo a Guarda dos Ferreiros.
Ficamos satisfeitos, pois podemos notar que todo o esforço está sendo feito pelo D.N.E.R para que possa ser iniciado o mais rapidamente possível, as obras da nossa tão sonhada Rodovia do Milho, que já tem o seu financiamento garantido através de empréstimo de organismo exterior.
Apresentamos aqui os nossos sinceros agradecimentos ao nosso prezado amigo Dr. Wando Pereira Borges, pelo muito que tem trabalhado para Patos de Minas.
Na edição de 09 de março de 1969, o Jornal dos Municípios voltou ao assunto com a matéria “Ministro Mário Andreazza cumpre palavra”:
Dia 5 p.p. aqui estiveram elementos do D.N.E.R. tendo à frente o Engenheiro Aimoré Dutra Filho, chefe do 6.º Distrito Rodoviário do DNER-MG e ainda os engenheiros Dr. Francisco Junqueira Edwardes, Virgílio Vinicius Saraiva, da ETEGE – empreiteira da obra; Dr. Ary Nunes; Dr. Altamiro Soares Filho, que será o Eng. De Fiscalização da F. 6-2, distrito que estava sediado em Diamantina e o qual virá para Patos de Minas; Dr. Vando Pereira Borges, economista e Assessor do DNER.
Esta comitiva veio especialmente para percorrer o trecho Patos de Minas – Lagoa Formosa e o qual será asfaltado até o dia 15 de nov. vindouro, com início das obras no dia 18 próximo, com a presença do Ministro Andreazza e uma grande comitiva.
Sem dúvida, aquela grande aspiração regional torna-se uma realidade. A palavra do Ministro Andreazza será cumprida. O Dr. Aimoré Dutra Filho, falando pelo Rádio disse da satisfação do próprio Ministro em dar à nossa região este grande benefício. O Prof. Altamir Pereira da Fonseca, falando em nome do Sr. Prefeito Municipal, no almoço que foi oferecido à caravana, pela municipalidade, ressaltou a importância da obra, agradecendo o empreendimento, em nome do povo patense. Agora, sim, a coisa vai mesmo!
E foi mesmo, pois no dia 18 de março de 1969 teve início o asfaltamento da rodovia.
* Fonte e foto (Ministro Mário Andreazza presidindo as solenidades do início da pavimentação da Rodovia do Milho): Arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do UNIPAM.