A saúde pública em Patos de Minas pode ganhar um importante reforço: uma Santa Casa de Misericórdia. O primeiro passo concreto para essa realização foi dado nessa terça-feira (18) [02/2020] por Dom João Bosco Oliver de Faria ao protocolar proposta de parceria com a prefeitura para instituição da unidade. O arcebispo é representante da Pró-Saúde – Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, que se dispõe a apoiar o projeto e a administrar o hospital.
Segundo Dom João Bosco, as conversas para efetivar esse projeto já acontecem há algum tempo e, pelo caminhar das negociações, tem tudo para dar certo. “A Pró-Saúde entraria com o pleno conhecimento técnico que possui para gerir a unidade, enquanto a prefeitura arcaria com a manutenção. A exemplo do que já acontece em outras cidades, a Santa Casa de Patos de Minas será referência de qualidade e atendimento humanizado a todos, sobretudo aos mais necessitados”, explicou.
Para o prefeito em exercício, não há dúvida do ganho que a criação da Santa Casa de Misericórdia traria para todos, pois complementaria as carências locais na saúde pública. “Estamos estudando a capacidade de pagamento do Sistema Único de Saúde (SUS) no município para avançarmos na concretização dessa ideia”, disse Paulo Mota. “A partir daí, definiremos o local para a unidade funcionar e o tamanho dessa estrutura que, sendo instalada, oferecerá serviços de clínica médica a cirurgias”, complementou.
###################################
Foi lançada na manhã desta segunda-feira (20) [04/2020], a proposta de criação da Santa Casa de Misericórdia de Patos de Minas. O hospital filantrópico será mantido pela Associação Doutor Paulo Borges e administrado pela Pró-Saúde. A entidade será presidida pelo arcebispo emérito de Diamantina Dom João Bosco Oliver de Faria, que tomou posse durante o encontro.
Segundo o ex-presidente da Associação, pastor Cláudio Pacheco, a proposta de criação da Santa Casa de Misericórdia em Patos de Minas começou a ser elaborada no ano passado. Para acelerar o processo, os idealizadores incluíram a Associação Doutor Paulo Borges como mantenedora do hospital, uma vez que a entidade já possui certificados de utilidade pública em nível municipal, estadual e federal.
Segundo o arcebispo Dom João Bosco Oliver de Faria, novo presidente da Associação Doutor Paulo Borges, a intenção é construir um hospital com cerca de 100 leitos para atender os pacientes de Patos de Minas e de toda a região. Além disso, a Santa Casa de Misericórdia terá uma ala especializada em atendimento oncológico infantil. A creche também deverá continuar funcionando e passará a ter cursos profissionalizantes.
A administração da Santa Casa de Misericórdia será feita pela Pró-Saúde, que administra mais de 40 hospitais pelo país. Desde já, a empresa atuará na busca de recursos para a construção do hospital. O prefeito José Eustáquio anunciou a doação de um terreno no alto da avenida Afonso Queiroz, próximo à entrada da Escola Agrícola. O Projeto de Lei de doação deverá ser encaminhado para a Câmara Municipal nos próximos dias.
Segundo vice-prefeito Paulo Mota também existe a possibilidade de arrendamento de uma estrutura como a do São Lucas para que o Hospital comece a funcionar mais rápido. Se isso não for possível, ele disse que a intenção é de por a Santa Casa para funcionar em um período entre 12 meses a 18 meses.
* Fontes: Texto de Maurício Rocha publicado com o título “Santa Casa de Misericórdia formaliza proposta para instalar uma unidade em Patos de Minas” e subtítulo “O arcebispo é representante da Pró-Saúde – Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, que se dispõe a apoiar o projeto e a administrar o hospital” na edição de 19/02/2020 do jornal virtual PatosHoje e Texto de Maurício Rocha publicado com o título “Projeto de construção do Hospital Santa Casa de Misericórdia é lançado em Patos de Minas” e subtítulo “A entidade será presidida pelo arcebispo benemérito de Mariana Dom João Bosco Oliver de Faria, que tomou posse durante o encontro” na edição de 20/04/2020 do jornal virtual PatosHoje.
* Foto: Vecteezy.com.