MINI PORCO

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, OUTROS.

MINI PORCOO Mini Porco é uma linhagem de suínos resultante de acasalamentos entre raças de pequeno porte com o objetivo inicial de servirem como cobaias em pesquisas científicas. Por ser extremamente dócil e inteligente, vem ganhando espaço nas casas e apartamentos das famílias brasileiras e fazendo a alegria das crianças. Quem já tem outro animal de companhia também pode adquirir o pequeno suíno, pois a convivência dele com outros animais é bem tranquila devido ao seu comportamento calmo e amoroso, apegando-se ao dono com facilidade tanto quanto os cães. Apesar do nome e de ser bem menor que as raças tradicionais, o Mini Porco não é tão “mini” assim. Quando adulto pode chegar a 40 cm de altura e pesar 25 quilos. Vive entre 18 a 25 anos, dependendo do trato e do ambiente. A coloração é variada e, ao contrário de cães e gatos, não solta pelos, sendo uma ótima opção para quem tem alergia.

O porco, no popular, é considerado um animal “sujo”. Realmente, aqueles criados sem as condições ideais de higiene são mesmo sujos, por viverem muitos dias num ambiente repleto de fezes, o que não acontece em granjas tecnificadas ou mesmo num pequeno chiqueiro que é limpo diariamente. Assim é com o Mini Porco, principalmente quando se trata de defecação. Neste caso, há a necessidade de adestrá-lo. O método mais simples é deixa-lo à vontade e quando fizer pela primeira vez, colocar sobre o jornal seus dejetos e remover para o local onde se quer que ele faça sempre. No local onde ele fez pela primeira vez é importante limpar com um desinfetante para que não haja odor. Em pouco tempo ele estará educado. Na classificação de animais mais inteligentes do mundo, o Mini Porco ocupa a 4.ª posição. Isso significa que seu adestramento é muito fácil e seu comportamento pode ser definido pelo dono, a partir de regras e costumes que devem ser atribuídos desde quando são filhotes.

Diferentemente de cães e gatos, que regularmente recebem alimentos humanos, o Mini Porco só deve se alimentar de rações próprias, grãos de milho moído e vegetais frescos, de preferência três vezes ao dia, sendo em torno de 50 gramas por refeição. Adora maçã e aceita vários tipos de frutas (deve ser dado como uma gratificação ou substituir por uma refeição).

Criadores recomendam um banho por semana com shampoo neutro e o enxague feito com água em temperatura ambiente. Como todos de sua família tem a pele muito seca, recomenda-se realizar hidratação pelo menos 2 vezes por semana. O hidratante pode ser de uso humano neutro.

O ideal é que ele tenha um espaço grande reservado para se exercitar e brincar a vontade todos os dias. Isso ajuda na prevenção de doenças como a obesidade e também impede que ele se torne um animal estressado e agressivo. Caso o local seja pequeno, o dono precisa ter tempo para passear com ele pelo menos uma vez ao dia, usando uma coleira peitoral como se fosse um cão.

O preço do filhote de Mini Porco varia de R$ 800,00 a R$ 1.500,00. Antes de comprar, certifique se no seu município é permitida a circulação desse tipo de animal em áreas urbanas e se é necessário algum documento de autorização para criação de porcos em casa. O local da compra deve ser de confiança e, fundamental, busque referencias para não correr o risco de ser enganado e comprar um filhote de porco comum.

Adquirido o filhote de Mini Porco, leve-o a uma clínica veterinária para receber as devidas informações sobre vacinas, combate aos parasitas e vermes. É necessário porque o manejo profilático de um porco de companhia é muito diferente de cães e gatos.

* Fontes: Bolsademulher.com, Miniponei.com.br e Petgusto.com.

* Foto: Petfriends.com.br.

Compartilhe