SINAIS DE ALERTA PARA DOENÇAS EM CÃES

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, CÃES, DOENÇAS.

FEZES

Ao recolher as fezes, o proprietário pode aproveitar e observar as características para saber como está a saúde do animal. Se ele está saudável, o cocô é pequeno (proporcional ao tamanho do animal), firme, úmido e de coloração marrom. Já quando há fezes com mudanças de cor, consistência, com presença de muco ou ressecadas, exigindo que o cão se esforce na eliminação, elas podem indicar problemas alimentares ou de saúde. Ao observar segmentos riscados, presença de estruturas em formato de arroz, o alerta é para verminoses. Se a evacuação estiver acompanhada de outros sinais como febre, vômito, letargia, perda de apetite e diarreia com sangue, acione imediatamente o Médico Veterinário.

URINA

Quando a urina tem odor forte e diferente do normal, alteração de cor (amarelo intenso, avermelhada, esverdeada) ou quando há mudança na frequência e no volume de micção. Outro alerta está relacionado ao comportamento. O tempo, o lugar de costume e a posição de micção alterados: muito tempo na mesma posição, gemidos ou dificuldades para urinar. Outros sinais: aumento da ingestão de água (polidipsia); aumento da produção de urina (poliúria); apetite caprichoso; vômitos esporádicos e emagrecimento. As doenças renais podem ser graves e comprometer todo o funcionamento do organismo. Por isso, diante desses sintomas, o proprietário deve procurar por orientação profissional o mais rápido possível.

FALTA DE APETITE E SEDE

É estranho quando um cachorro nega comida. O fato de o animal pular uma refeição ou duas, especialmente em dias quentes, pode ser normal. No entanto, se o cão começa a torcer o nariz para a comida por mais de dois dias, o proprietário deve acionar o botão de alerta e procurar por um Médico Veterinário. A falta de apetite prolongada é um indicador de que o animal não está se sentindo bem. Em relação à ingestão de água, se é excessiva, pode ser um sinal de diabetes ou problemas renais. Nesse caso, o proprietário pode não notar o consumo em excesso, mas pode perceber o aumento na quantidade de urina, como citado.

VÔMITOS

No mundo canino, o vômito é menos dramático do que no humano. Os cães podem vomitar apenas para se livrarem de algo que não é bom para eles. Então, quando há episódio de vômito brando e ocasional, o proprietário não precisa se preocupar. Mas, caso o vômito se apresente de forma frequente, forçado e tiver sangue, é necessário procurar pelo Médico Veterinário. Outros indícios de complicações são dor e o animal parecer deprimido.

PELE E PELO

Uma das formas mais visíveis de se perceber a saúde do cão é por meio da pele e do pelo. Um cachorro saudável tem uma pelagem espessa e brilhante. Já um cão com algum problema apresenta uma pelagem opaca ou com partes ásperas, secas e com falhas. Nestes casos, a questão pode ser o tipo de comida que está recebendo, uma alergia a pulgas ou outra dermatite.

PROSTRAÇÃO

Quando aquele cão cheio de energia, disposição, que está sempre animado para passear e brincar se mostra desinteressado por essas atividades, é um sinal de alerta. Em algumas situações, esse desânimo pode estar associado a um dia mais quente, por exemplo, ou simplesmente, por se sentir mal-humorado. Mas quando há uma insistência no quadro por mais de dois dias, o cachorro pode estar desenvolvendo alguma doença. Por isso, a recomendação quando há essa mudança no comportamento por um tempo mais longo, é procurar pelo Médico Veterinário.

FIQUE ATENTO

Cão cansado ou preguiçoso; com dificuldade em urinar ou urinando mais que o normal; bebendo mais água que o normal; não quer comer e perde mais de duas refeições; come muito, mas está perdendo peso; babando demais (pode estar com problema de dentes ou gengivas, ou pode ter engolido algo venenoso); gengivas vermelhas ou inchadas; olhos embaçados ou vermelhos, com secreção e coceira; ofegante ou com respiração curta; demonstra medo ou choraminga quando é tocado; inchaço em qualquer parte do corpo; vômitos frequentes com ou sem sangue; ânsia; espirros ou tosse contínua; pelo duro ou opaco; febre.

* Fonte: Psicologiaanimal.com.br.

* Foto: Petz.com.br.

Compartilhe