JIBOIA

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, OUTROS.

O que você leva em consideração na hora de escolher um animal de companhia? Docilidade e manejo fácil? Se forem esses dois critérios, o bichinho selecionado pode ser uma Jiboia. E você pode conseguir o animal pela internet. Existem apenas três criatórios legalizados no país, e um deles é o Jiboias Brasil, em Esmeraldas, na região metropolitana de Belo Horizonte. Os donos de Jiboias alegam que, ao contrário do estereótipo, o animal é dócil e fácil de cuidar.

O Médico Veterinário Antônio Maurício Pires é um dos que optaram por um animal diferente do convencional. Há dois anos, ele comprou uma Jiboia-Arco-Iris-do-Cerrado. “Eu sempre gostei de animais diferentes. Entre as vantagens estão a docilidade e o fácil manuseio. Tenho um sobrinho de 5 anos que manipula a Jiboia, não tem perigo”, diz.

Ele alimenta o animal apenas a cada 15 dias com presas congeladas provenientes de um criatório de camundongos. “É possível comprar (o alimento) pela internet”, observa. São dois camundongos abatidos e congelados por quinzena, a um custo de R$ 5 cada. Pires explica que a quantidade de roedores varia de acordo com o peso da serpente. “O custo para manter o animal é muito baixo. Além da alimentação, tem só a água e o gasto com eletricidade para manter uma pedra quente no terrário”, observa. O terrário, que pode ser de vários materiais, é o local onde fica a serpente. No caso dele, é de vidro. “É como se fosse um aquário”, diz.

Ele ressalta que a Jiboia é um animal que surpreende. “Pode ser para o bem ou para o mal. Tem gente que acha interessante, quer saber mais, outras pessoas têm asco”, conta. Sua fêmea tem hoje 1,2 metro. “No caso dessa espécie, na fase adulta, aos 5 anos, ela pode chegar a ter 1,6 m. Quando ela chegou pesava 95 gramas. Agora está pesando 700 g. Com o crescimento, o animal troca de pele”, conta.

O sócio do criatório Jiboias Brasil, Thiago Lima, não apenas vende (o preço do filhote começa em R$ 2.000): ele tem duas Jiboias em casa, que convivem com seus filhos de 1 e 5 anos. “Sempre gostei de animais diferentes”, frisa. Ele destaca que a cobra é ideal para pessoas com pouco tempo para se dedicar ao animal. “Como a alimentação é feita num intervalo longo – de dez a 15 dias para filhotes e de 20 a 60 dias para uma adulta –, é possível viajar, por exemplo, sem se preocupar. É só deixar água”, explica.

DICAS

Quando o dono não estiver em casa, ela deve ficar presa numa área apropriada. Solta, ela pode entrar em armários, por exemplo.

A habitação pode ser aberta ou fechada, num terrário, onde umidade, temperatura e ventilação são controladas. O recinto pode ser de vidro, madeira, plástico, alvenaria e MDF. A temperatura varia de 24ºC a 31ºC, e há equipamentos próprios. A umidade é mantida em níveis satisfatórios com um grande vasilhame de água, de tamanho que permita o animal entrar na água.

Mordida é rara e acontece por causa de erros de manejo. O local da mordida deve ser higienizado e deve ser aplicado antisséptico no ferimento. Um médico deve ser consultado.

Não é recomendado manusear o animal durante a troca de pele.

Se for transportá-la, atente-se: animal silvestre proveniente de criatório legalizado deve estar acompanhado de nota fiscal.

* Fonte: Texto de Juliana Gontijo publicado com o título “Jiboia é réptil mais procurado para ser animal de estimação” na edição de 08 de outubro de 2017 do jornal O Tempo.

* Foto: Jiboia-Arco-Iris-do-Cerrado, em Jiboiasbrasil.com.br.

Compartilhe