CARMINHA XIMENES LANÇA “MARIDOS NA BERLINDA”

Postado por e arquivado em ARTES, EVENTOS, LITERATURA.

DSC02344 - CópiaA cronista Carminha A. Ximenes estréia na literatura com o livro “Maridos na Berlinda” em noite de autógrafos marcada para o dia 12 de agosto (1997), terça-feira, a partir das 19:30 horas, no Espaço Cultural Telemig (Av. Afonso Pena, 4001 – Mangabeiras). O evento integra a programação do “Sempre Um Papo”, numa realização conjunta do jornal Estado de Minas, Telemig e AB Comunicação, com apoio da Rádio Guarani, HZ Sonorização e livraria “Sempre Um Livro”.

“Maridos na Berlinda” reúne 50 crônicas de Carminha A. Ximenes, a maioria delas publicadas na imprensa mineira, acompanhadas por ilustrações de Inimá de Paula. Incursionando em território de domínio exclusivamente masculino, em especial dos mineiros – o conto – a autora explora temas do cotidiano, reminiscências sobre o olhar feminino. Com muito humor e sutileza.

Carminha passeia pela infância em Patos de Minas, conta “causos” inusitados de figuras reais até chegar nas mazelas do dia-a-dia – os assaltos, a violência. Quase jornalista, a autora explora a crônica do cotidiano sem pedir emprestado formas de discurso. Com texto leve e saboroso, Carminha constrói estilo próprio no universo até então em dívida com as sutilezas do universo das mulheres.

Nascida em Patos, rabiscou seus primeiros versos ainda criança, quando os recitava na rádio local. Mudou-se para Belo Horizonte ao casar-se com o economista e empresário Silvio Ximenes, com o qual tem 5 filhos e 8 netos. De caneta em punho, misturou versos e prosas à criação dos filhos, a administração da imobiliária, corte e costura na Camisaria Ximenes, tintas e pincéis, roscas e pães de queijo e a atuação no Lions, onde foi a primeira mulher a se tornar “Leão” no Brasil.

* Fonte: Texto de AB Comunicação e Cultura publicado na edição n.º 51 de 06 de outubro de 1997 do jornal O Tablóide, do arquivo de Fernando Kitzinger Dannemann.

Compartilhe