NASCENTE E A GAMELEIRA DO CARAMURU, A

Postado por e arquivado em 2014, DÉCADA DE 2010, FOTOS.

Num dia propício perdido no tempo ela se apresentou ao mundo. Rasgou a terra e jorrou sua límpida e generosa água, oferecendo-se a todos os necessitados de vida. Nasceu com a simbologia da generosidade, sem rodeios, sem solicitar um único obrigado. Anos e anos se passaram. Ao seu lado surgiu uma gameleira, que abastecida pela sua boa vontade se fez potente e como retribuição lhe fornece uma sombra magnânima. Como num passe de mágica, eis ao seu redor uma multidão de seres humanos. A cada ano, mais seres humanos. Foram se ajuntando ao seu entorno. Surrupiaram seu sossego, sua satisfação de ser útil. Começaram a lhe maltratar, a lhe emporcalhar. O cerco foi fechando até que chegou o ano de 2014. Mirrada, com dificuldade de se libertar das entranhas da terra, ela se aflora como lágrimas chorando pelas suas inúmeras irmãs que sucumbiram em nome da especulação imobiliária. A gameleira lhe conforta, ciosa, mas sabendo que ambas estão fadadas ao extermínio.

0Oh! Nascente, Oh! Gameleira, quem sabe vocês duas se safem da morte. Se assim acontecer, milagre, vocês serão referência da exceção. A Secretaria de Planejamento da Prefeitura Municipal, com apoio técnico da Diretoria de Meio Ambiente, apresentou em 15/10/2014 um projeto arquitetônico de urbanização da praça¹ tão mal cuidada onde vocês moram. Alegrem-se: o projeto prevê arborização, ornamentação, iluminação e, maravilha, a preservação de vocês duas. Façam figa e tomara que vocês recuperem a exuberância dos áureos tempos, e que as nuvens negras que se sustentam sobre suas cabeças se dissipem eternamente. Amém!

NOTA: De acordo com informação da Diretoria de Meio Ambiente a água da nascente é “potável”, e é costume dos moradores da região usá-la para consumo. E como é de praxe em todos os incompetentes poderes públicos, o projeto não saiu do papel, e lá continuam a fonte e a gameleira esperando o seu fim!

0* 1: No Mapa de Bairros da Prefeitura Municipal a praça está caracterizada com o nome “Augusto Gonçalves da Fonseca”. A Rua Olímpio Ferreira a separa em duas porções desiguais, uma com 2/3 (ao norte, com a Rua dos Potiguares) e a outra com 1/3 onde se localizam a nascente e a gameleira (ao sul, com a Rua João Eustáquio Borges). A oeste, a Rua Dona Queta, e a leste a Rua Zina Rocha.

* Texto e fotos (21/10/2014): Eitel Teixeira Dannemann.

Compartilhe