QUEIMARAM NOVAMENTE A GAMELEIRA DA NASCENTE DO CARAMURU

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

No final de junho, o secretário do Cima (Conselho Integrado do Meio Ambiente), Civuca Costa, mais uma vez foi acionado por vizinhos moradores da praça com a presença de nascente urbana, conhecida como “Biquinha do Caramuru”.

O motivo do fato foi, mais uma vez, um incêndio criminoso na árvore em área de preservação ambiental permanente na quadra entre as ruas Dona Queta e Zina Rocha, bairro Caramuru, na parte Noroeste do Município.

Segundo o gestor ambiental, Civuca Costa, “parece até brincadeira de mau gosto”. Não bastasse o incêndio no caule, cerne e tronco da grande gameleira, no sábado, dia 8 de junho¹. Depois aconteceu roubo de fios de arame da cerca que protege toda a praça da nascente, e, agora, no último feriado nacional, o crime de incêndio se repete como um “serial killer da natureza”; quem repetiu o fato quer mesmo matar a árvore, observa o ambientalista do Cima. Foram gastos mais de 30 baldes d’água para conter o fogo no tronco e raízes da árvore que ardiam em brasa no dia 20 de junho.

A ocorrência com relatório fotográfico foi encaminhada aos órgãos competentes, como Diretoria de Meio Ambiente, Codema e Polícia Militar de Meio Ambiente. O caso também foi apresentado na última reunião do Cima, dia 26 de junho, com a exibição de fotos da destruição e queima de parte da árvore que protege há anos a “Biquinha do Caramuru”.

Os membros do Conselho Integrado do Meio Ambiente aprovaram na reunião a emissão do ofício à Diretoria de Meio Ambiente e ao Instituto Estadual de Florestas, para vistoria no local para a realização de análise técnica com relatório fitossanitário sobre as reais condições de saúde da gameleira atingida pelo fogo. A avaliação fitossanitária vai contribuir para o procedimento a ser tomado para a revitalização da espécie nativa.

Na última semana, o Cima protocolou ao Município, por meio do Chefe do Executivo, recomendação para que sejam feitas as calçadas (com briquetes) no entorno da praça da nascente urbana do bairro Caramuru, como forma de melhoria, proteção e urbanização do local, para que o usufruto dos moradores com caminhadas, ginástica e lazer, aumentando assim, a presença de pessoas para contribuírem na preservação da área ambiental.

* 1: Leia “Queimaram a Gameleira da Nascente do Caramuru”.

* Fonte e foto: Texto publicado com o título “Incêndio criminoso se repete na árvore em área de preservação ambiental” na edição de 03 de agosto d 2019 do jornal Folha Patense.

Compartilhe