NECESSIDADE DE CASAS PARA ALUGUEL EM 1936

Postado por e arquivado em ARTIGOS.

TEXTO: JORNAL FOLHA DE PATOS (1936)

Segundo nos informaram o sr. Abner de Castro pretende construir na cidade diversos prédios para aluguel.

Também o sr. dr. Itagiba Augusto da Silva, quer, da mesma maneira, construir alguns prédios para o mesmo fim.

Ambos estes cavalheiros, merecem os maiores aplausos pela inteligente iniciativa, que certamente, virá encorajar outros para que façam o mesmo.

Somos dos que entendem que Patos pode transformar-se dentro de poucos anos em uma das maiores cidades do interior de Minas.

Dispomos, para este fim, de todos os recursos necessários, e como contrapeso, contamos, contamos ainda, com as reservas minerais que abundam no município, sobresaindo o diamante, cujos garimpos têm sido de uma fertilidade espantosa.

Todavia, sem a habitação de aluguel, não é possível essa transformação, que só pode operar-se, pela construção de casas destinadas à residência dos que se transferem para aqui e que nos virão auxiliar no progresso local.

Sem casas de aluguel não podem vir a indústria e o comércio, dois fatores preponderantes no desenvolvimento de qualquer localidade.

É sabido que ainda não temos uma agência bancária, porque não há casa para ela se instalar; e fato idêntico se verifica em outros setores do progresso, tão somente porque há verdadeira, assoberbante crise de habitações de aluguel em Patos.

Isso é deprimente para os nossos homens de recursos financeiros. Diz muito mal da nossa compreensão e chega a afirmar um absurdo: a nossa falta de confiança no futuro da cidade.

O argumento da falta de estrada de ferro não procede. E tanto é nulo que a cidade, apesar da má vontade dos que podem, desenvolve-se dia a dia, devagar, sim, mas desenvolve.

Façam casas de aluguel, estabeleçam preço de locação razoável e verão se seremos grandes ou não.

Alegam falta de empreiteiros construtores, de operários, de uma empresa construtora aparelhada para tal fim, como se tudo isso fosse um fim de mundo de inatingível.

Se aqui não há estes elementos indispensáveis, devem ser procurados fora daqui, onde os haja.

Desde que se dê garantia de serviço, não falta quem queira ganhar dinheiro.

* Fonte: Texto publicado com o título “Casas Para Aluguel” na edição de 22 de agosto de 1936 do jornal Folha de Patos, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

* Foto: Gambira.com.

Compartilhe