BALAS “A HOLLANDEZA” E “A IRLANDEZA” – 1936

Postado por e arquivado em ANÚNCIOS, COMÉRCIO.

Em 1934, a Fábrica de Balas A Hollandeza (Weissman & Cimelfarb – Rua Lava-Pés n.º 69/A – São Paulo) lançou um álbum de figurinhas que se transformou numa verdadeira “febre”. Pessoas que vivenciaram esta época contam que, no Rio de Janeiro, no largo da Carioca, perto da Galeria Cruzeiro, reuniam-se vários grupos, enormes, negociando e trocando figurinhas. A promoção se estendeu por mais de duas décadas e motivou outros fabricantes de balas, na época, a lançarem álbuns similares: “Atlas”, “A Irlandeza”, “Bichos”, “Chiquinho Premiado Caramelo”, mas nenhum deles alcançou o mesmo sucesso.

Este anúncio de 1936 indica que em Patos (sem o ainda “de Minas”), a “febre” também foi intensa comandada pelo seu representante local, Geraldo Majela. E informa também que outro Geraldo, o de Souza Campos, ganhou um lindo e valioso relógio.

DSC02129* Foto: Anúncio publicado na edição de 25 de julho de 1936 do jornal Folha de Patos, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

Compartilhe