A empresa CINEMINAS, concessionária do CINE RIVIERA em Patos de Minas, iniciou recentemente, uma série de reformas naquela casa de espetáculos. Segundo informou à nossa reportagem, o senhor Marcos Garcia, gerente daquela empresa em nossa cidade, as reformas serão de caráter técnico e físico.
Na parte técnica, serão realizadas as seguintes reformas: revisão dos projetores, troca de lanternas, mudança do sistema de carvão mineral para lâmpadas de XENON, melhorando bastante a luminosidade da projeção, instalação de bobinas gigantes, reduzindo a passagem para uma apenas, melhorando sensivelmente a qualidade da projeção. Recentemente foi trocada a tela, dando melhores condições técnicas à projeção de fitas. Numa segunda etapa, será melhorado de modo acentuado o sistema de som do Cine Riviera.
Quando à parte física do Cine Riviera, serão feitas as seguintes reformas: troca das luminárias, decoração interna, piso antiderrapante nos corredores e nas laterais, modificação e melhorias na sala de espera, raspação e impermeabilização do piso. Cerca de 500 poltronas terão que ser reformadas em um espaço de tempo relativamente curto, devido à má utilização das mesmas pelo público.
Uma outra obra importante que está sendo realizada no Cine Riviera, é a construção de um palco, medindo aproximadamente 8,5 por 26 metros, com dimensões portanto para apresentações de espetáculos de qualquer natureza. O palco será construído com todas as orientações técnicas, sendo o piso de táboas corridas. A construção do palco para apresentações artísticas, reflete a abertura da empresa CINEMINAS em relação à arte e à cultura de nossa cidade, hoje sem local para serem mostrados espetáculos.
Outra preocupação da empresa, é com a programação dos filmes que são mostrados em nossa cidade. A Cineminas, por ter apenas uma casa de espetáculos em Patos, tem que ter uma programação bem diversificada, buscando atender todas as faixas de público. Dentro de suas possibilidades, a Cineminas tem procurado exibir em Patos, filmes de alto nível, entretanto, a empresa tem que cumprir formalidades legais, que a obrigam a exibir determinada quantidade de filmes nacionais, nem sempre de boa qualidade. Assim mesmo, a empresa procura intercalar filmes de ótima qualidade em sua programação.
Para outubro, por exemplo, estão programados filmes como: “A Última Festa de Solteiro”, “Um Lugar no Coração”, “Era Uma Vez na América” (Oscar de melhor atriz para Sally Fields). Em dezembro serão exibidas películas de grande qualidade, como “AMADEUS” (o grande vencedor do Oscar 85) e “LOUCADEMIA DE POLÍCIA II”.
A empresa tem procurado melhorar sempre, visando dar ao público patense melhores condições de conforto e espetáculos de qualidade. Agora, cabe ao público retribuir, prestigiando sua programação e colaborando para a manutenção do Cine Riviera, que afinal, é a única casa de espetáculos da cidade, e que será bastante melhorada com as reformas em andamento. Depois de passar pelas reformas que ali estão sendo executadas, o Cine Riviera estará equiparado às melhores salas de espetáculos, o que significa mais conforto para o público patense.
Finalizando, transcrevemos na íntegra, uma declaração do senhor Mário Garcia Rosa, proprietário da empresa Cineminas, que reflete o pensamento da empresa com relação ao Cine Riviera:
“Nós queremos dizer-lhes, da nossa boa vontade aí com Patos, pois embora jamais tenhamos obtido lucros satisfatórios no ramo de cinemas, militando desde os idos do Cine Garza, quando o inauguramos em maio de 1960 e o desativamos há pouco motivados pela falta de público, resolvemos reformar o nosso Cine Riviera, inclusive dotando-o de palco e maior conforto para atender a arte e a cultura patense. Vamos aguardar a retribuição do povo para com a nossa boa vontade, para com a nossa contribuição para este vertiginoso progresso por que Patos está passando.
Atualmente estamos buscando filmes no Rio de Janeiro; são os últimos lançamentos do país, e mesmo assim a frequência é muito aquém do desejado e necessário para manter o cinema.Vamos aguardar que a partir de 1.º de dezembro próximo, data da nossa reinauguração, toda a comunidade patense frequente melhor a nossa casa, o nosso Novo Cine Riviera.
Um grande abraço a todos, os nossos parabéns ao Sr. Prefeito Arlindo e aos patenses as nossas congratulações por este vertiginoso progresso por que nossa Patos está passando. Temos fé em nossa Patos e sempre haveremos de serví-la.
A todos vocês e A Debulha o nosso abraço,
Mário Garcia Rosa”.
* Fonte: Texto de Antônio Laércio da Rocha publicado publicado com o título “Novo Cine Riviera” no n.º 124 de 30 de setembro de 1985 da revista A Debulha, do arquivo de Eitel Teixeira Dannemann, doação de João Marcos Pacheco.
* Foto: Janes Gonçalves Guimarães, publicada em 03/10/2017 com o título “Cine Riviera e Social no Final da Década de 1960”.
* Edição: Eitel Teixeira Dannemann.