SECRETÁRIO DA AGRICULTURA SOLICITA AUMENTO DO PLANTIO DE CEREAIS

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

Aos Presidentes das Camaras Municipais e das Cooperativas Agricolas do Estado, dirigiu o Sr. Dr. Josè Gonçalves de Sousa, secretario da Agricultura, a seguinte circular:

“Ilmo. Sr. – A Secretaria da Agricultura, em face da situação precaria da nossa producção, agora posta mais em foco com a crise mundial que se agrava dia a dia, resolveu lançar um appello aos agricultores mineiros aconselhando o desenvolvimento da plantação de cereaes que vão ter em breve, em vista dos desagradaveis acontecimentos europeus, grande alta no mercado universal, augmentando-se naturalmente sua procura.

Estamos em condições mais do que favoraveis para abastecer o celleiro mundial, creando dest’arte uma situação prospera não só para nossa patria mas até mesmo e principalmente para o nosso proprio lar. E’ necessario aproveitarmos a occasião.

Remettendo-vos as circulares que com esta seguem, peço-vos distribuil-as entre os principaes agricultores dessa localidade, chamando para ellas a attenção especialmente dos que cuidam do cultivo do feijão, do milho, do arroz e da batata, generos que têm consumo forçado e que nunca são excessivos no mercado interno ou externo.

Contando com o vosso precioso apoio para que produza os fructos desejados esse esforço da Secretaria da Agricultura, agradeço-vos a attenção que derdes a este meu pedido bem como o vosso empenho para o bom exito desta tentativa.

Cordiaes saudações. O Secretario da Agricultura, Josè Gonçalves de Souza”.

– Que os nossos agricultores meditem sobre o assumpto, e tomem em consideração o appello que ora lhes é feito.

* Fonte: Texto publicado com o título “Aos agricultores” na edição de 18 de setembro de 1914 do jornal O Commercio, do arquivo da Hemeroteca Digital do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

* Foto: Início do texto original.

* Edição: Eitel Teixeira Dannemann.

Compartilhe