SECRETÁRIO DA AGRICULTURA SOLICITA APOIO A OLEGÁRIO MACIEL PARA O PLANTIO DE ALGODÃO

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

O Exmo. Dr. Presidente da Camara Municipal d’esta Cidade¹ recebeu do Exmo. Dr. Secretario da Agricultura a circular abaixo, acompanhada das instrucções que sobre o ALGODÃO transcrevemos em nossas primeiras columnas: −

Directoria de agricultura Terras e colonização

Bello Horizonte, 13 de Novembro de 1911.

Snr. Presidente da Camara Municipal de Patos.

Sendo o algodão um producto de alto valor commercial, cuja procura cada vez mais augmenta no nosso paiz, encontrando sempre no mercado prompta collocação e preço compensador, è da mais alta conveniencia impulsionar-se a cultura dessa malvacea neste Estado, com o fim de proporcionar aos agricultores mineiros mais uma fonte de renda, da qual, até agora, pouco se tem cuidado.

Para maior facilidade dos interessados, esta Secretaria distribue aos que o desejam, nos mezes de setembro e outubro de cada anno, grande quantidade de sementes e promptifica a dar-lhes os esclarecimentos de que necessitarem para o bom exito da cultura.

Não podendo, porem, prescindir de vosso valioso concurso para a consecução deste desideratum, rogo-vos envideis todos os esforços a vosso alcance, afim de que, no municipio que dignamente representaes, se faça: propaganda dessa cultura, demonstrando-se aos agricultores as vantagens que della advêm, com o que prestareis um relevante serviço ao nosso Estado.

Para vos facilitar no serviço de propaganda que espero do vosso patriotismo, ides fazer em beneficio da lavoura mineira, junto vos envio um exemplar das instrucções que servirão para orientar os agricultores sobre a cultura do algodão, colheita, descaroçamento e expedição do producto.

Saúde e fraternidade.

O Secretario da Agricultura,

José Gonçalves de Sousa.

* 1: Olegário Dias Maciel.

* Fonte: Texto publicado na edição de 07 de janeiro de 1912 do jornal O Commercio, do arquivo da Hemeroteca Digital do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, via Altamir Fernandes.

* Foto: Início do texto original.

Compartilhe