O Projeto Raízes teve sua origem em várias discussões realizadas entre o Departamento de Educação e Cultura, artesãos patenses e seus líderes, visando determinar uma diretriz que propiciasse a arrecadação de fundos destinados à aquisição de matérias primas para que os artesãos pudessem continuar seus trabalhos, sem se sacrificarem financeiramente.
Reunidos, líderes do movimento de artesanato e artesãos, juntamente com funcionários do DEC/Prefeitura, decidiu-se pela realização de várias atividades em agosto, visando a arrecadação de recursos para a compra de matérias primas a serem utilizadas pelos artesãos patenses.
A discussão em torno do tema foi crescendo e ficou evidenciado ser viável a promoção, que teria então dupla finalidade: difundir nossa cultura e angariar fundos para nossos artesões.
Nas atividades propostas, estariam envolvidas outras entidades culturais, grupos de serestas, bandas de música, grupos folclóricos, numa grande movimentação cultural a ser levada em praça pública no final de agosto em comemoração ao Dia do Folclore.
Foi proposta então a criação de um projeto, englobando as diversas manifestações culturais patenses, o que aconteceu, surgindo então o Projeto Raízes.
O projeto foi assim denominado, porque objetiva principalmente preservar a memória cultural patense, segundo seus idealizadores.
Em 85, conforme informação da Diretora do Departamento de Educação e Cultura da Prefeitura, Prof.ª Martha Caixeta de Queiroz, o projeto seria realizado no final de agosto, mas foi adiado para o final de setembro, quando então deverão estar concluídas as obras do Coreto Municipal.
Para os próximos anos, o Projeto Raízes será levado ao público no mês de agosto, por se tratar do mês do folclore.
Ainda segundo a diretora do DEC/Prefeitura, estão liderando o projeto, a primeira dama do município, senhora Marli Coeli Memória Porto e as senhoritas Mariz Inêz Martins de Oliveira e Ivalda Alves.
A idéia da criação do projeto partiu dessas líderes e dos artesãos patenses, contando com o integral apoio do Departamento de Educação e Cultura, que vem participando ativamente das discussões em torno do tema.
Atualmente cerca de trinta artesãos já estão filiados à Cooperativa e à Loja do Artesão, trabalhando ativamente nesse campo cultural.
Para o corrente ano estão previstas as seguintes atividades dentro do Projeto Raízes: torneio de peteca, torneio de truco, inauguração do Coreto Municipal¹, apresentações das bandas de música do 15.º BPM e Lyra Mariana Patense, grupos folclóricos, serestas, mutirão de fiandeiras, barraquinhas, jantar dançante, brincadeiras e feira de artesanato na praça.
As atividades para este ano estão previstas para terem uma duração de três dias, e todas a entidades e grupos culturais estão sendo convidados a participar do evento, segundo a diretora do Departamento de Educação e Cultura da Prefeitura, Professora Martha Caixeta de Queiroz.
* 1: Leia “Construção do Segundo Coreto Municipal”, “Prefeito Inaugura Coreto e Recebe Acervo de Arte”.
* Fonte: Texto de Antônio Laércio da Rocha publicado na edição n.º 122 de 31 de agosto de 1985 da revista A Debulha, do arquivo de Eitel Teixeira Dannemann, doação de João Marcos Pacheco.
* Foto: Primeiro parágrafo do texto original.
* Edição: Eitel Teixeira Dannemann.