Continuam em andamento as obras do Coreto Municipal¹, na Avenida Getúlio Vargas, quase defronte ao prédio da Prefeitura.
O coreto é uma antiga reivindicação do movimento artístico-cultural patense e que agora vai se tornar uma agradável realidade.
Segundo informou à nossa reportagem, a diretora do Departamento de Educação e Cultura da Prefeitura, quando da posse do Prefeito Arlindo Porto Neto, já se encontrava na Câmara Municipal, um Projeto de Lei criando o Coreto Municipal, com a respectiva verba para sua construção.
Atendendo às reivindicações das lideranças culturais, o Prefeito Arlindo Porto determinou a sua construção, objetivando dar melhores condições às entidades culturais de mostrarem seus trabalhos ao público patense.
O coreto deveria ter sido inaugurado no final de agosto ou 7 de setembro, mas alguns problemas com as obras de construção forçaram ao adiamento de sua inauguração, talvez para o final de setembro.
No coreto serão mostradas as atividades artístico-culturais de Patos de Minas, através de um calendário de promoções a ser coordenado pelo Conselho Municipal de Cultura e pelo Coordenador de Cultura do DEC, a ser nomeado pelo Prefeito Municipal brevemente.
A Professora Martha Caixeta de Queiroz, Diretora do DEC/Prefeitura, adiantou à nossa reportagem, que todas as entidades culturais patenses poderão se utilizar do Coreto Municipal para suas apresentações públicas, mas dentro de um calendário pré-estabelecido, evitando-se assim a duplicação de atividades em um mesmo dia.
* 1: Leia “Prefeito Inaugura Coreto e Recebe Acervo de Arte”.
* Fonte: Texto de Antônio Laércio da Rocha publicado com o título “Coreto Municipal” na edição n.º 122 de 31 de agosto de 1985 da revista A Debulha, do arquivo de Eitel Teixeira Dannemann, doação de João Marcos Pacheco.
* Foto: 30depassagem.wordpress.com, meramente ilustrativa.
* Edição: Eitel Teixeira Dannemann.