PROJETO COMUNIDADE SAUDÁVEL

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

O Projeto Comunidade Saudável é uma parceria da Fundação Nacional de Saúde (FNS) e Prefeitura de Patos, através das Secretarias de Saúde e Serviços Públicos. O Projeto de Saneamento consiste na melhoria dos domicílios do Município. “Serão feitos vários levantamentos na zona rural de Patos de Minas, em povoados, distritos e vilas e verificaremos a necessidade de cada local quanto às melhorias que precisam ser feitas” – revela Hideraldo Buch, Agente de Saneamento da FNS. Assim, serão implantadas oficinas na cidade para fabricação de pias, tanques, lavatórios e vasos sanitários, a serem colocados nas casas onde não existam tais acessórios. Um exemplo é uma residência que não tenha banheiro completo: a Fundação e a Secretaria irão completá-lo a fim de melhorar a qualidade de vida dos moradores.

Exemplos para Seguir – Segundo Hideraldo Buch, o Distrito da FNS, sediado em Uberaba ao qual Patos de Minas pertence juntamente com mais 65 municípios, já implantou o “Comunidade Saudável” em 10 cidades; com a assinatura do convênio entre a Prefeitura e a Fundação, Patos de Minas tornou-se a 11ª. Hideraldo Bach ressalta que nos municípios onde o projeto já está em andamento a melhoria de vida de seus moradores foi acentuada. “É a cura preventiva. Com a implantação do projeto, a incidência de doenças como a esquistossomose e diarréia tornou-se diminuta. Nesses municípios, já solucionamos 80% dos problemas de saúde ligados à área sanitária” – revela o agente da FNS.

Pouco Dinheiro e Bons Resultados – O papel da Prefeitura de Patos de Minas no convênio está ligado à oferta de pessoal, ou seja, oferecer mão-de-obra para confecção dos tanques, pias, lavatórios e vasos sanitários, além de pedreiros para instalação dos mesmos nas residências beneficiadas. Quanto ao dinheiro, a administração pública municipal deverá contribuir com 0,5% do Fundo de Participação dos Municípios para aquisição de areia, cimento, ferro e outros materiais necessários à fabricação dos produtos na oficina de saneamento.

O prefeito Elmiro Nascimento afirma que o maior “troféu” de sua administração é a constante parceria com a população da cidade e demais segmentos. Sobre os recursos, Elmiro ressalta que está buscando-os lá fora. “Recursos sempre tem, desde que você acredite neles e tenha persistência”, afirma. A Secretária de Saúde, Marema Patrício, acredita ser este um projeto muito participativo, onde quem define as prioridades são as próprias comunidades.

Para o lançamento do projeto, a Secretaria organizou um sorteio da comunidade que será beneficiada em primeiro lugar. O prefeito Elmiro Nascimento sorteou a comunidade de São Miguel. Dia 23 de julho, moradores da localidade reuniram-se com os técnicos da Secretaria de Saúde para discutir as prioridades e a dinâmica de funcionamento do projeto. Segundo o sub-secretário de Vigilância de Saúde, José Joaquim Rocha Vieira, o Sabá, as comunidades de Santa Maria e Major Porto já entraram em contato com a SMS e no próximo dia 09 de agosto, seus moradores estarão reunidos com os técnicos da Secretaria para avaliação do projeto. “Toda Patos de Minas será beneficiada, mas primeiramente iremos implantar o ‘Comunidade Saudável’ nestas três localidades e considerar os resultados do processo, para organizarmos melhor a sua implantação” – revela Sabá.

Marema Patrício acredita que dentro de pouco tempo a questão sanitária da Zona Rural estará melhor atendida. “Não digo que atingiremos 100%, mas com o ‘Comunidade Saudável’ iremos pelo menos resolver a questão da água, do saneamento interno das casas e da própria comunidade, sem contar a coleta de lixo da zona rural que é difícil por não ser habitual” – conclui a secretária.

Palavras de Marema Patrício, não inclusas na matéria acima:

Foi um programa interessante. Conveniado com a FUNASA na época. O objetivo era levar para comunidades rurais ou bairros de periferia, a construção de banheiros nos domicílios e agua encanada, pias e tanques, com uma discussão ampliada sobre o cuidado com a vida das pessoas, das famílias e das comunidades. O convenio previa a implantação de uma oficina para a produção de vasos sanitários, vasos, pias e tanques. A Funasa fornecia os moldes e essa oficina foi instalada no barracão da prefeitura. Havia também, não me lembro muito, mas havia uma orientação para essa produção ser sustentável, contrario ao uso de areia e cimento, usava a palha de arroz. Tivemos parcerias com as empresas de processamento de arroz em Patos, para o fornecimento dessa palha e outras parcerias no sentido de levar a ideia, como a Emater, que na área rural foi parceira.

O Projeto Comunidade Saudável visava o controle de pragas urbanas, com palestras e treinamentos sobre morcegos hematófagos, ações de controle da população de pequenos animais (cães, gatos, etc.); combate à dengue, envolvendo 6 (seis) mutirões de limpeza que somaram 205 caminhões de lixo com criadouros potenciais, 2 gincanas educativas que envolveram 850 participantes, 11 reuniões comunitárias que somaram 957 participantes, 117 palestras, mobilizando 11.270 pessoas, 102 apresentações teatrais assistidas por 7.820 pessoas, e passeatas; 57 visitadores sanitários estiveram, desde janeiro de 1999, em 4.103 residências urbanas e só em 35 delas detectaram focos, tendo sido feito o tratamento. Importante que os trabalhos atingiram o objetivo de erradicação da dengue, no período: 47 incidências em 1998; 5 em 1999 e zero em 2000.

* Fonte 1 e foto: Texto publicado na edição n.º 41 de 21 de julho de 1997 do jornal O Tablóide, do arquivo de Fernando Kitzinger Dannemann.

Fonte 2: Marema Patrício.

Compartilhe