DE MAJOR GOTE PARA PACÍFICO SOARES

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

Nascido no então Distrito de Santa Rita de Patos¹, Pacífico Soares² veio para Patos sem ainda o “de Minas” com 16 anos de idade. No início trabalhou como peão de boiadeiro, fretes em carros de boi, balconista e depois gerente na Casa Gotte, fundada por Sesostres Dias Maciel, o Major Gote. No final de 1935, o comércio estava sob o comando do irmão de Major Gote, Amadeu Dias Maciel, quando foi vendido para Bermudes Afonso Alves. Pacífico não quis continuar na loja e resolveu construir uma casa na esquina das ruas Dr. Marcolino e Marechal Floriano – esta que se chamava Rua Industrial, porque lá existiam uma máquina de arroz e uma oficina de marceneiro – onde morou e montou um armazém e ao lado um cômodo para açougue³, negócio inaugurado em 31 de julho de 1936.

Quando o Bermudes comprou a Casa Gotte, ele mudou o nome para “Casa Patense”. Então, Amadeu sugeriu ao Pacífico que pusesse o nome em seu estabelecimento de “Casa Gotte”, porque não queria que o nome do Gotte desaparecesse da praça. E assim foi feito. Poucos dias depois do comércio do Pacífico inaugurado com o nome de Casa Gotte, lá de Belo Horizonte, Major Gote, feliz e agradecido pelo gesto, fez questão de publicar na edição de 15 de agosto do jornal Folha de Patos, o seguinte bilhete:

A pedido
Belo Horizonte, 10 de agosto de 1936.
Ilmo. Sr. Pacifico Soares.
PATOS
Prezados amigo.
Tenho seu favor de 7 do corrente.
Só me dará prazer e reconhecimento pela prova de sua amizade a continuação de meu humilde apelido em sua casa de acordo com o Amadeu, e faço os mais fortes votos pelo seu progresso e completa felicidade. E’ o que sinceramente lhe desejo.
Inteiramente a seu dispor, me subscrevo com toda consideração.
De V.S.
Ato. Cdo. Obdo.
Sesostres Dias Maciel.

Entretanto, o Bermudes se julgou prejudicado e foi ao Rio de Janeiro, onde registrou o nome “Gotte”. Com isso, Pacífico foi proibido de ter o seu comércio com o nome de “Casa Gotte”. Assim, denominou-o “Casa Amadeu Maciel”, nome que permaneceu até meados da década de 1940, quando seu filho Geraldo assumiu o negócio e mudou o nome para “Casa Soares”.

Pacífico Soares ainda trabalhou com cereais, serraria, fazenda, construção de imóveis e até militou na política. Faleceu em 26/09/1988.

* 1: O Distrito de Santa Rita de Patos foi criado em 30 de novembro de 1880 através da Lei Provincial n.º 2.688 e confirmado através da Lei Estadual n.º 2 de 14 de setembro de 1891. O Distrito pertenceu a Patos até o dia 17 de dezembro de 1938, quando o Decreto-Lei Estadual n.º 148 o desmembrou, transformando-o no Município de Presidente Olegário.

* 2: Leia “Pacífico Soares: Negócios de 1922 a 1983”, “Pacífico Soares, Um Progressista”.

* 3: Leia “Antiga Residência e Comércio de Pacífico Soares”.

* Texto: Eitel Teixeira Dannemann.

* Foto: Início do texto original do bilhete, do arquivo de Célio Soares Rosa.

Compartilhe