SUGERIDO DR. JACQUES E DR. ITAGYBA PARA CONCORREREM AO CARGO DE DEPUTADO ESTADUAL

Postado por e arquivado em ARTIGOS.

TEXTO: JORNAL O COMMERCIO (1914)

Tem se falado nas vantagens de Patos ter um representante mais directo sahido d’aqui ou das cidades visinhas, no Congresso Estadoal.

Em todas ellas, felizmente, temos pessôas em optimas condicções para representar o povo, pugnando pelas suas necessidades.

Aqui, sabem todos que o Dr. Jacques Dias Maciel è um magnifico candidato, contando com as sympathias popular e os do elemento official em Bello Horizonte, pois alem da possibilidade de ser representante do povo o seu nome não tem sido olvidado para occupar cargos de confiança.

Ao lado do Dr. Jacques, ha em Patos, um moço de talento, conhecendo muito as necessidades publicas, de reconhecido merito, pertencente a uma distincta familia cujo chefe foi sempre querido nesta zona, por Gregos e Troyanos, deixando aos filhos a apreciavel herança do decidido amor ao trabalho, tendo concorrido de certo modo, com sua grande fortuna pecuniaria para o desenvolvimento de Patos. Referimo-nos ao Dr. Itagyba Augusto da Silva, que com brilhantismo, diplomou-se em Direito, desempenhando, com inexcedivel zelo e talento, o cargo de Promotor de Justiça desta Comarca, sendo hoje adeantado fazendeiro.

Espirito culto, esclarecido, vemos com sinceridade, na pessoa do Dr. Itagyba, um bom representante do povo, porque, alem do mais, conhece bem as suas necessidades, é trabalhador, tem força de vontade e faz jús ás sympathias de Gregos e Troyanos, não sendo desconhecido de alguns elementos, preponderantes na politica estadoal. Francamente, pode haver candidatos iguaes, mais dignos não. Filha da expontaneidade, essa nossa opinião não pode ter outro merito sinão o desejo de ver filhos desta terra occupando logares que merecem e a que têm direitos.

* Fonte: Texto publicado com o título “Deputado” na edição de 19 de abril de 1914 do jornal O Commercio, do arquivo da Hemeroteca Digital do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, via Altamir Fernandes.

* Foto: Dois primeiros parágrafos do texto original.

Compartilhe